A HISTÓRIA DE BEBEDOURO PASSA PELA GAZETA

0
2985

A Gazeta de Bebedouro está completando 90 anos de existência, tempo suficiente para registrar grande parte da História da cidade, do estado, do Brasil e até do mundo. Tão grande é o volume de informações colocadas em reportagens desde 1924 até 2014, que foi difícil a equipe de jornalistas escolher quais os principais fatos.
Esta edição comemorativa é o presente da Gazeta para seus leitores e também a prova de que é possível fazer jornalismo profissional no interior de São Paulo. Em nossa cidade, graças à criação de Lucas Evangelista e ao esforço quase heróico de José Caldeira Cardoso.
Não foram poucos os momentos de pressão política e até econômica por que a Gazeta passou nestas nove décadas. Desde o presidente Washington Luiz até Dilma Rousseff; do prefeito Antônio Alves de Toledo a Fernando Galvão, todos tiveram, têm, e os futuros terão seus mandatos registrados nestas páginas.
A Gazeta é uma empresa particular, sob a direção da jornalista Sarah Cardoso, filha do saudoso Juca Caldeira. Entretanto, pela importância dos dados, o conteúdo compilado em 9702 edições e encadernados em 206 livros, é patrimônio histórico da cidade.
O aniversário é da Gazeta, mas o presente é para Bebedouro.

Ano 1924
Tudo começa
em 6 de junho

No dia 6 de junho de 1924, foi publicada a 1ª edição da Gazeta de Bebedouro, tendo como fundador o jornalista Lucas Evangelista, natural de São Sebastião do Paraíso (MG), residente em Bebedouro desde 1900.
Lucas Evangelista foi responsável por diversos outros jornais de Bebedouro e, na Gazeta, teve como redator Elisiário de Vasconcellos e, posteriormente, Leal Filho (também conhecido como Franco Júnior).
“A Gazeta de Bebedouro se apresenta hoje ao público solicitando um modesto lugar entre os que combatem pela grandeza desta cidade”. Assim é iniciada a apresentação do jornal, que surge diante do progresso de Bebedouro à época.
“A Gazeta de Bebedouro aparece, pois, como uma resultante das coisas que vimos gizando, a despeito de publicarem-se aqui mais três períodos dos esforçados campeões de nossa grandeza”. (…) “É pois, sob a égide desses princípios, que hoje dá a Gazeta de Bebedouro os seus primeiros passos na vida jornalística desta terra”.
No mesmo ano, a Gazeta noticiou em sua edição de número 26, sobre uma das sessões da Câmara Federal, em que o deputado Basílio Magalhães justificou projeto de estabelecimento do voto secreto e obrigatório. De acordo com a proposta, funcionários públicos, civis e oficiais das forças armadas que ainda fossem eleitores, seriam obrigados a se alistarem, sob pena da perda dos direitos políticos.
O mesmo deputado sugeriu o direito de voto às mulheres (conquistado somente no ano de 1932). Pelo projeto, votariam mulheres de maioridade, se casadas, com consentimento de seus maridos; se solteiras, viúvas ou desquitadas, quando dispusessem dos necessários meios de subsistência.

“A carestia da vida”

No ano de 1925, em que o país já enfrentava período de crise, sendo assim, os produtos que eram considerados de 1ª necessidade (cereais, açúcar, sal, querosene, etc.), sendo feitos os pedidos e vendas com fiscalização da prefeitura, com tabela de preços também determinada pela mesma.

Balanço Municipal

Em 30 de janeiro de 1927, foi apresentado o balanço do ano de 1926: arrecadação de 493.688.600 réis; liquidação da dívida externa; terminado o prédio do Ginásio (escola secundária da cidade); 13 mil metros de calçamento efetuados; a epidemia da varíola e a mendicância dos morféticos.

Ano 1929

Já em 6 de janeiro, na edição número 236, a Gazeta discorreu, principalmente, sobre a boa fase que encontrava-se Bebedouro, progresso conquistado em pouco mais de 40 anos: “A despeito de ter uma cidade bastante nova, cuja existência orça apenas por quatros decênios, ela deixa a perder de vista muitas outras, muito mais antigas (…)”.

Ano 1930

Passando para o ano de 1930, na edição de 12 de janeiro, foi noticiado lançamento da eleição de Miss Bebedouro, tendo como vencedora, conforme publicado em 14 de setembro, Carolina Chiurco.

Ano 1931

Na edição de 19 de abril, destacou-se a presença, na cidade, da Comissão Organizadora do Cooperativismo em São Paulo, composta por Godofredo Fonseca, Antonio Souza Queiroz do Amaral e Carlos de Souza Duarte, sendo criada, no mês seguinte, a Cooperativa Regional de Café de Bebedouro.

Ano 1934

Na capa de 18 de fevereiro de 1934, foi noticiada a reinauguração do Hospital Santa Casa de Misericórdia, com auxílio do Cônego José Aristides Leite, que passava por séria crise econômica.

Ano 1935

Em 3 de fevereiro, na edição 539, já teria cerca de dois anos a fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Bebedouro.

Ano 1936

Em 27 de setembro, a Gazeta noticiava o início da Festa da Primavera, com festejos filantrópicos, em prol das instituições Santa Casa e Asilo São Vicente.

Ano 1937

O Teatro Municipal abriu as portas para um belo festival artístico em beneficio da atriz Emma Oliveira, da Santa Casa de Misericórdia. A atriz estava doente tratando de um sério tratamento clínico cirúrgico, noticiava a Gazeta em 31 de janeiro de 1937.

Ano 1938

A fábrica de camisas, de propriedade de IssaSaicalli&Calif, sem motivo justificado dispensou 50 moças. A Gazeta verberando essa atitude pediu providências ao Depto. Estadual do Trabalho, em 6 de fevereiro.

Ano 1939

Em 1° de janeiro, grandes festas e banquete integraram o município de Bebedouro.  “Esse gesto de Justiça dos novos dirigentes do Estado, vem de encontro aos sentimentos da população, provocando manifestações de simpatia às manifestações de solidariedade”, noticiou a Gazeta pela criação que atendia  às necessidades da época, a  Fundação Feminina Católica.

Ano 1940

Em 4 de fevereiro, é registrada a criação do 2º Grupo Escolar de Bebedouro; também é noticiado, na mesma edição, acidente automobilístico na rua Rubião Júnior.

“Uma perda irreparável”

Na edição de 11 de agosto de 1940, é noticiada a morte do fundador da Gazeta de Bebedouro: “Após ter sofrido intervenção cirúrgica, faleceu no dia 2 deste mês, na Santa Casa local, o nosso belíssimo diretor Lucas Evangelista, um dos mais antigos jornalistas do interior do Estado”

Ano 1941

Bebedouro, Monte Azul, Pitangueiras e Viradouro têm nova linha de transmissão elétrica, noticiava a Gazeta em 12 de janeiro.

Ano 1942

A Gazeta abria o ano com a reportagem: Bebedouro prepara-se para os folguedos carnavalescos. Nos bastidores, concursos de cordões e blocos, patrocinados pela Gazeta.

Ano 1948

A reportagem principal é sobre a falta de água em Bebedouro, denunciada pelo vereador Antonio Alves de Toledo, publicada na edição de 14 de março.

Ano 1949

Em 24 de abril é criada a Sociedade Paulista de Fruticultura Tropical Limitada.

Ano 1950

A primeira edição do ano, em 1º de janeiro, cita a Bodas de Ouro da Igreja Matriz de São João Batista, tendo Oscar Werneck como engenheiro responsável por transformação da pequena capela na grande igreja.

Ano 1951

Na edição de 7 de janeiro, há reportagem de página inteira, com entrevista do vereador Luiz Martins Alvarez, que critica o prefeito Quito Stamato pelo fechamento do Pensionato Municipal. Duas edições depois, foi publicada a defesa do prefeito, dizendo que tomou a decisão por razões financeiras, porque o governo municipal não tinha recursos para manter o pensionato.

Ano 1952

Na edição de 20 de janeiro, é publicado comunicado assinado pelo prefeito Pedro Paschoal, que avisa que a administração vai cobrar os impostos atrasados. Na matéria principal, são descritas as primeiras ações do novo governo.

Ano  1953

Na edição de 25 de janeiro, é anunciado o Eclipse Total da Lua para o dia 29 de março. A reportagem até alerta os leitores que estão em horário de verão.

Ano 1954

O ano era de 1954, na capa da edição nº 1512, de 10 de janeiro, a matéria principal falava da necessidade da cidade eleger um deputado estadual. O título é “Bebedouro protegerá instalação de novas empresas”, com subtítulo “Precisamos de um deputado nosso”.

Racionamento

Na edição de 31 de janeiro de 1954, há texto grande, em forma de aviso da Companhia Paulista de Força e Luz,  sobre o racionamento de energia elétrica.

Mudança de prédio

Em 4 de abril de 1954, a Gazeta anunciava na capa da edição, a mudança de endereço, “temos o grato prazer de comunicar nossos assinantes, colaboradores, leitores, fregueses e todos nossos amigos, que nos encontramos agora em novas instalações, em prédio próprio, à Rua Antonio Alves de Toledo, 439.”

Varre, varre, vassourinha

Em 8 de agosto de 1954, o comício do então candidato a governador Jânio Quadros era matéria de capa da Gazeta. A reunião aconteceu em 5 de agosto, na praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade;

Tragédia no Catete

A edição de 29 de agosto, noticiava o suicídio do presidente Getúlio Vargas, encontrado morto em 23 de agosto de 1954.

Colégio Eleitoral

Na edição de 19 de setembro de 1954 é manchete o fato de Bebedouro contar com 11. 344 eleitores, 7.306 homens e o restante mulheres.

Luta pela 1ª faculdade

Em 2 de dezembro de 1958, estampava na capa, a briga de Bebedouro para ter sua primeira instituição de ensino superior.

Clubes de serviço

Edição de 10 de março de 1957, a manchete era “Ganha corpo Movimento pró-fundação do Lions Club de Bebedouro.

Defensor dos índios

Na primeira página da Gazeta, em 28 de janeiro de 1958 era noticiado o falecimento do Marechal Rondon.

“Brasil, Brasil, Brasil”

Salve Campeão Mundial de 1958″, era a capa da edição de 6 de julho de 1958, de reportagem sobre a Copa do Mundo de 1958.

Ano 1959

A inauguração de monumento em homenagem ao Monsenhor Aristides da Silveira Leite, pároco da Igreja Matriz de São João Batista, de 1927 a 1947, é registrada na edição de 11 de janeiro de 1959.

Ano 1960

Na edição de 8 de maio de 1960, é notícia de capa, a luta para conseguir a instalação de retransmissora de canal de televisão em Bebedouro. A primeira emissora a ser capacitada pelos poucos televisores é TV Tupi, de propriedade de Assis Chateaubrian.

Crime

Na edição de 14 de agosto de 1960, a reportagem de capa é o assassinato dos irmãos Riad e Samir Ismael, mortos a tiros por Mahmoud Ahmed Nasrralah, no Café Rio Branco, esquina entre as ruas Oscar Werneck e São João. “Riad e Samir (Irmãos) Barbaramente  Assassinatos na Cidade Coração”.

Ano 1964

Vésperas do Carnaval, morre o compositor Ary Barroso, com falecimento noticiado na edição de 16 de fevereiro de 1964.

Ano 1965

Em 7 de fevereiro é publicada que a Caixa Econômica Federal adquiriu o atual prédio, para sede própria, da Paróquia de São João Batista.

Ano 1966

No dia 8 de maio de 1966 é noticiada a inauguração do 1º Aeroporto Municipal de Bebedouro, pelo governador Adhemar de Barros.

Ano 1967

Na edição de 5 de novembro de 1967 é noticiado na Gazeta, “Explodiu Bomba na Estação CP”, que relata explosão de bomba caseira em 29 de outubro.

Ano 1968

Na edição de 17 de novembro de 1968, é publicada a vitória eleitoral de Hércules Pereira Hortal e o vice Nivaldo Salvador, por 6 246 votos, que vem para seu segundo mandato.

Ano 1969

No aniversário da cidade, em 3 de maio, é publicada reportagem sobre a inauguração do Museu de Armas e Máquinas Motorizadas – Eduardo André Matarazzo.

Ano 1970

Em 7 de julho, é publicada a liberação oficial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro, conseguida após interferência do professor João Batista Spinelli, que ligou no gabinete do prefeito Hércules Pereira Hortal para dar a notícia.

Ano 1971

A visita do governador Abreu Sodré a Bebedouro foi noticiada na edição de 28 de fevereiro.

Ano 1972

A Câmara de Vereadores concede título de Cidadão Bebedourense ao ministro da Economia, Delfim Netto, relata a edição de 16 de julho de 1972.

Ano 1973

Em 24 de junho é anunciada, a escolha de Ernesto Geisel, então presidente da Petrobrás, como novo presidente da República.

20 de maio de 1973

Data da publicação da reportagem sobre a instalação do Distrito Industrial 1, às margens da Variante Hamleto Stamato, durante o governo do prefeito Sérgio Stamato, que anunciou lista de empresas interessadas em conseguir espaço e gerar emprego.

Ano 1974

Em 20 de janeiro, a reportagem de capa é a posse do 19º presidente da República, o General Ernesto Geisel. Na foto, ele abraça o governador do estado de São Paulo, Laudo Natel.

Ano 1975

Em 15 de março é publicada reportagem especial sobre a posse de Paulo Egídio Martins como governador de São Paulo. É anunciado todo o secretariado, com o nome do engenheiro civil Paulo Maluf como secretário de Transportes.

Ano 1976

Na edição de 12 de fevereiro de 1976, o empresário Hélio de Almeida Bastos é anunciado como candidato a prefeito, apoiado pelo então prefeito Sérgio Sessa Stamato. Na convenção municipal da Arena, ele obteve 18 dos 22 votos dos filiados.

Ano 1977

Na edição de 2 de janeiro de 1977 é anunciada a venda da indústria de suco Citrobrasil, para a multinacional americana Cargill. A filial foi fechada em 2009 em Bebedouro, sem previsão de retornar ao funcionamento.

Ano 1978

Na edição de 1º de fevereiro de 1978, a reportagem de capa é a derrota de Bebedouro no Programa Cidade Contra Cidade, apresentado por Silvio Santos, transmitido pela TV Tupy. O título é “…E Bebedouro Perdeu”.

Ano 1979

Em 19 de fevereiro é publicada a criação da Associação Pro Arte, pelo grupo Eduardo Garcia de Queiroz, João Batista Giglio Vilela, Fábio Paiva e Arturo Loureiro Cox.

Ano 1980

Na edição de 9 de janeiro, a reportagem é sobre a determinação do Governo do Paraná, em barrar a entrada de laranja paulista, por conter risco de contaminação com cancro cítrico.

Ano 1982

Na edição de 14 de abril, é noticiado o mais trágico acidente com caminhão de transporte de trabalhadores rurais. Vinte boias frias morreram na noite de 12 de abril, quando retornavam da colheita da laranja.

Ano 1983

Manchete de 9 de março de 1983, era a criação das regiões administrativas, pelo Governo de São Paulo. Bebedouro passou a ser subordinada a Barretos, centro da 13ª região administrativa.

Ano 1984

No ano em que Bebedouro completara 100 anos, a cidade comemorava a expansão de seu perímetro urbano, que media na época, 21 quilômetros quadrados, o equivalente a 2.100 hectares. A Gazeta seguia firme com seu papel de noticiar todos os acontecimentos.

Ano 1985

Tancredo é eleito o presidente da Esperança, porém jamais assumiu o governo. Na véspera da posse, foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais, vindo a falecer em 21 de abril.

Ano 1986

O orçamento para o exercício de 86 foi de CR$93,7 bilhões, noticiava a Gazeta de Bebedouro.

Ano 1987

Bebedouro contava com 7 quilômetros de área urbana e 100 mil metros de asfalto. O ano começou com obras a todo vapor. Em 14 de março de 1987, a Gazeta noticiava a inauguração da Rodoviária Hércules Pereira Hortal.

Ano 1988

O ano começava animado. O Carnaval foi comandando pelo bloco Vai-quem-quer, o rei momo era Mauro Paulini, e a embaixatriz, da escola Meninos de Ouro do Educandário’.

Ano 1989

Bebedouro sediava encontro com 80 prefeitos e com o secretário da Promoção Social, José Wilson Toni.

Ano 1990

Bebedouro se posicionava entre os 40 municípios de maior arrecadação do Estado de SP. Seu principal produto, a laranja, ocupava 55% dos 732 quilômetros quadrados da cidade.

Ano 1991

Com 32 milhões de cruzados novos de receita, Bebedouro continuava em pleno desenvolvimento, com 13.268 ligações domiciliares de energia elétrica e 16.643 prédios ligados à rede de esgoto.

Ano 1992

Com 67.752 mil habitantes, os bairros Rassin Dib, Jd. União, Residencial Bebedouro começam ser asfaltados.

Ano 1993

O time de futsal masculino fora campeão da Taça EPTV e Bebedouro sofria redução de CR$ 54 milhões na receita de 1994.

Ano 1994

O ‘Movimento Sem Terra’ começou a ganhar espaço em outros órgãos de imprensa de todo o Brasil, as páginas da Gazeta relatavam que 76 famílias, invadiam terras do Residencial Pedro Maia.

Ano 1995

O amarelinho destrói a safra de laranja 95/96, ano em que a citricultura abrigava 26 mil produtores.

Ano 1996

Mercado citrícola de Bebedouro deixava de receber R$ 4,5 milhões na safra 96. Secretário da Agricultura, Francisco Graziano, visitou Bebedouro para discutir os problemas da laranja. Dos 15 milhões de plantas, três mil deixaram de produzir.

Ano 1997

O ano começa tenso, quando traficantes de Cuiabá foram presos em Bebedouro, com 1.053 Kg de droga, encontradas no Horto.

Ano 1998

O sonho da casa própria virou realidadepara várias famílias. Comerciários recebiam 80 unidades residenciais do Jd. do Bosque e era liberada área para a construção de 130 lotes no Jd. União II, dizia a Gazeta.

Ano 1999

Famílias comemoravam a entrega do novo lote das 31 unidades do Jd. União. Na citricultura, foi deflagrada “Operação Tartaruga”. É instituída Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a formação de cartel, e a manipulação de preços, por parte das grandes indústrias de suco de laranja.

Ano 2000

O ano começou apreensivo para a citricultura. A ‘Operação Tartaruga’ investigava formação de cartel internacional entre as indústrias processadoras de suco de laranja.

Ano 2001

Após crescentes problemas de saúde, o governador de São Paulo, Mário Covas, morre aos 70 anos, em 6 de março, de falência múltipla de órgãos, noticiava a Gazeta.

Ano 2002

O ano começou com procura intensa por emprego; e as chuvas de verão causando danos à cidade. Moradores do Jd. Claudia pediam o fim das inundações. O nível de água em algumas residências chegava a 30cm.

Ano 2003

Em 7 de janeiro, a Gazeta noticiava a morte dos peixes do Lago Artificial, que intrigava bebedourenses. De acordo com laudo, agrotóxico foi a causa da morte. A suspeita é que o defensivo tenha sido roubado e por não conseguir vender, o ladrão se desfez do produto no Lago.

Ano 2004

Bebedouro começa o ano, com R$ 1,5 milhão para investir em modernização no prédio da prefeitura e ganha dois cursos de Direito, na Fafibe e Imesb.

Ano 2005

O ano começava com reformulações. Para conter as despesas, a merenda escolar deixa de ser terceirizada, passando a ser produzida pela Central de Alimentação da Prefeitura.

Ano 2006

O ano começou conturbado, com Bebedouro registrando em 8 janeiro, 136mm de chuvas.

Ano 2008

Prefeitura terá 20 anos, para pagar R$ 6,5 milhões de débitos acumulados com repasse de recursos para a folha de pagamento ao Sasemb.

Ano 2009

O presidente da Assembleia, Vaz de Lima, anuncia concessão de verba para a reforma do Abílio Manoel, atendendo pedido da diretora da Gazeta, Sarah Cardoso e do diretor da RB, Fernando Galvão. O deputado assume o governo do Estado e assina convênio para a restauração da escola.

Ano 2010

Presidente da Credicitrus anunciou plano de construção da nova sede, de forma sustentável.
Licitação de obras no Lago ficaram sob investigação, por suspeita na escolha da empresa que refez o asfalto. Câmara e Promotoria cobravam informações. Prefeitura não quis responder à Gazeta.

Ano 2011

Chuvas causaram estragos no Jd. do Bom Retiro. Campanha ‘Bebedouro Solidária’ da Gazeta em parceria com a RB, arrecada 50 toneladas de alimentos para os desabrigados da região Serrana do Rio de Janeiro.

Ano 2012

Obras atrasadas no Lago tiveram prazos prorrogados. E famílias caíram no golpe de casas populares. Vítimas foram atraídas pela conversa de que 30 casas estariam à venda. Cerca de 80 famílias aderiram ao pagamento de R$ 700.

Ano 2014

Tragédias marcam início de 2014. Da noite de 31 de dezembro de 2013 até à tarde de 1º de janeiro de 2014, foram registrados três incêndios a estabelecimentos comerciais de Bebedouro, que deixam R$ 26 milhões em prejuízos.
A cada edição, uma notícia nova sobre o novo Hospital. Nos dias 28 e 29 de janeiro, a Gazeta noticiou, “O governador Geraldo Alckmin (PSDB) construirá novo hospital municipal, em prédio de cinco andares, com 110 leitos, em 9,44 mil metros quadrados, no valor de R$ 30 milhões”.

Leia mais na edição comemorativa dos 90 anos da Gazeta, do dia 6 de Junho de 2014 , n° 9702 .