Aeronave do Museu Eduardo André Matarazzo é restaurada

0
389

A aeronave DC3 prefixo PP-VBK, do acervo do Museu Eduardo André Matarazzo, recebeu limpeza especial nos dias 1º e 2 de maio. A ação deu-se em parceria entre Prefeitura de Bebedouro, Museu Eduardo André Matarazzo e Abrapaer (Associação Brasileira de Preservação Aeronáutica).
A recuperação contou com a colaboração de aeronautas, mecânicos de aviões e profissionais de logística, segurança e história de São Paulo. Marta Bognar, presidente da Abrapaer, explica que a associação reúne profissionais de diferentes locais, inclusive de outros estados. “Parabéns à prefeitura e à cidade de Bebedouro por divulgar o Museu como seu mais importante ponto turístico. O município tem muita sorte em sediar este acervo único, rica fonte para educação e lazer”.
A aeronave possui dois motores Pratt & Whitney, de 1.200 HP cada e tem peso bruto de 12.200kg com capacidade para até 32 passageiros. O DC3 começou a ser fabricado em 1935 e ganhou os céus do Brasil nas décadas de 60 e 70, durante a “era de ouro da aviação”. O modelo foi utilizado pela FAB e todas as companhias aéreas do Brasil, à época: Varig, Vasp, Cruzeiro, Real, Aerovias, Savag, Panair, Aeronorte, NAB e Paraense, ganhando fãs da aviação por todo território nacional.
De acordo com assessoria de imprensa, outras aeronaves do museu também passarão por restauração.

(…)

Leia mais na edição nº 9838, dos dias 7 e 8 de maio 2015.