Amarelou

Sarah C.P. Cardoso

0
187
É ela Rodeada pelo prefeito Seren, pelo empresário José Francisco, pelo governador Garcia e seu assessor Fernando Galvão, o mérito era só dela, da bebedourense Adriana Galvão que recebeu a medalha Ruth Cardoso, no Palácio. Aplausos para Adriana.

Frase da semana

“Quando a desinformação é uma doença, o jornalismo é a cura”.

Autoria desconhecida, em homenagem a todos os que lutam arduamente em função da verdade e do conteúdo relevante capaz de promover mudanças,  pelo dia 7 de abril, Dia do Jornalista.

Amarelou

…mas no melhor dos sentidos, agora, em preparação para o Maio Amarelo, mês de conscientização dos problemas trazidos pelo trânsito inseguro, onde vítimas continuam se somando, por inoperância do próprio homem. Em Bebedouro, Lucia Michelon, ativista da causa, reuniu a sociedade civil e poderes públicos, no auditório da OAB Bebedouro, para colocá-los a refletir. Não é sobre a história de Lucia, individual, é sobre a força da dor transformada em bandeira porque falar/agir liberta e cura. Estamos juntas, Lucia. A Gazeta quer ajudá-la desfraldar esta bandeira.

Inspiradora

A advogada bebedourense Adriana Galvão Moura Abílio, representante ativa das bandeiras femininas no que tange aos seus direitos, sejam quais forem eles, recebeu em São Paulo, das mãos do governador Rodrigo Garcia, a medalha Ruth Cardoso, láurea em reconhecimento a atuação de mulheres. Num país onde falta empatia e resiliência, onde direitos viram figuras de retórica e a justiça quase sempre tarda a chegar, sua história nos inspira e nos ampara. Para completar sua semana, Adriana toma posse como presidente da Caasp da OAB/SP, em cerimônia no Teatro Municipal da capital, um prédio icônico e representativo de grandiosas solenidades, na segunda-feira (11), às 19h.

Quem manda na minha boca sou eu…

O movimento Cala-Boca Já Morreu criado pelo youtuber Felipe Neto, que defende gratuitamente aqueles que forem processados por criticarem autoridades, vai realizar seminário on line para ensinar como se expressar nas redes sociais de forma segura. O humorista Yuri Marçal e a jornalista Flavia Oliveira, dupla fundadora do movimento Sleeping Giants Brasil, mais Felipe Neto são os palestrantes dos dias 12 e 13 de abril, às 18h, no perfil do Instagran do Instituto Vero.

Cultura seja onde for

O diretor de Cultura, Glauco Corrêa, anuncia que o projeto Cultura na Concha terá sua próxima edição prevista para 29 de abril, última sexta-feira do mês, representando o início da programação de aniversário da cidade, em 3 de maio. Os artistas que irão se apresentar estão sendo definidos. Vida longa a este projeto, Glauco.

Quem tem o dom de fazer

Domingo (10), na Estação Cultura, é dia de mais uma edição da Feira de Artesanato, das 10h às 17h, e pretende reunir cerca de 40 artesãos, tanto da Associação Bebedouro das Artes como do Bebedouro Show, mais alguns independentes que solicitaram credenciamento, depois da estreia bem sucedida. Haverá no local serviço de bar e Exposição de Ferreomodelismo. O Museu dos Ferroviários também estará aberto para visitação, conforme informações do coordenador de Turismo, o ativo e querido Marcus Lucius Corrêa. Os irmãos Glauco e Marcus têm no DNA, a força do querer fazer. E fazem!

“Em festa de jacu, inhambu não pia”

Assim o ditado popular ensina que é melhor não comprar brigas que não se pode vencer. O grande pássaro jacu faz a festa, ou a guerra, e o pequeno inhambu fica bem quietinho. Isto posto, lá vai: o candidato de Bolsonaro ao governo de São Paulo, o forasteiro Tarcísio de Freitas, já está querendo mexer onde não deve. Freitas declarou em evento para petit comitê que é contra as câmeras nas fardas de PMs, em funcionamento no estado de SP, uma das mais bem sucedidas ações da gestão Doria na segurança pública. Segundo o candidato que quer governar SP, e que sequer conhece quais cidades compõem o mais progressista estado brasileiro, declarou que as câmeras limitam a ação dos policiais e que poderiam ser uma ameaça a eles. A ação tem ajudado efetivamente a derrubar os índices de letalidade policial e contra números não há argumentos. O que um faz, seu opositor quer apenas desfazer.  Ah inhambu, melhor não entrar nessa briga…

O trio
Nunca Bebedouro teve tantos representantes a lutar por ela como agora. Acolhidos por Fernando Galvão, os bebedourenses têm sido recebidos com uma frequência jamais vista, no Palácio dos Bandeirantes. Habitues do espaço são o prefeito Lucas Seren e o presidente da Câmara Jorge Cardoso. E a cidade só tem a lucrar com tantos defensores de suas necessidades.

Quando a dor vira bandeira
A ativista em defesa de um trânsito seguro que não mate Lucia Michelon reuniu uma galera para acordar e debater o problema. Vestidos de ‘Juntos, salvamos vidas’, Lucia Michelon e Archibaldo Brasil querem o engajamento de todos nesta causa.

União
Dona Maria Camara, de Taiuva, ao fazer 70 anos, só deixou ainda mais evidente o principal valor cultivado por ela e seu marido, que morreu recentemente por Covid: a união da família. Ao lado dos filhos Ana Claudia, Josiel, Elismara, Eliel, Cacilda e Daniel (com pensamento também na filha Simone, que mora na Itália), dona Maria ensinou esta cartilha a eles, que a repassaram aos netos. Todos ligados na mãe e avó, que segue firme neste propósito: nada vale mais que a união, onde um é por todos e todos são por um. Lindo de ver. Melhor ainda de conviver com eles.

 

Publicado na edição 10.659, de sábado a terça-feira, de 9 a 12 de abril de 2022.