Basquete sobre rodas na Semana de Prevenção às Deficiências

0
278

Após competição, programação prossegue com palestras no Centro Universitário Unifafibe.

A 24ª Semana de Prevenção às Deficiências, iniciada com premiação na Câmara Municipal, teve expectativas superadas no 1º Campeonato de Basquete Sobre Rodas, realizado no sábado (22). Durante a semana serão realizadas palestras e, segundo o presidente do CMAPDB (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro), Onivaldo Cunha, uma das palestras já teve suas inscrições encerradas.
“O campeonato superou as expectativas. Na colocação, os dois times de Ribeirão Preto ficaram em 1º e 2º lugares, Olímpia em 3º e nós em 4º lugar”, explica Cunha, que enfatiza: “É importante destacar que as equipes de Ribeirão já estão num nível mais elevado, competindo em campeonatos estaduais, mas a equipe de Bebedouro disputo de igual para igual com Olímpia”.
Segundo Cunha, apesar do 3º lugar, a equipe de Bebedouro saiu motivada. “Mesmo sendo iniciantes, eles pretendem treinar mais e participar de outros campeonatos”, afirmando que a participação foi rotativa, com presença, principalmente, de familiares e amigos dos competidores.
“Para o próximo ano pretendemos fazer um campeonato mais longo e com mais cidades participando”, adianta Cunha.

Palestras continuam na quarta

A programação da semana continua com palestras em anfiteatros do Centro Universitário Unifafibe. Na segunda-feira (24), às 20h, foi a palestra “Que corpo é esse? – Sexualidade e deficiência em contextos sócio-políticos”, com o cientista social Marco Antônio Gavério. As pré-inscrições chegaram a 165 pessoas.
De acordo com Cunha, a palestra de quarta-feira (26), “Doenças Raras”, com Carlos Henrique Granjeiro, geneticista no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, às 20h, seria a de maior adesão. “Tínhamos um anfiteatro com 255 lugares, mas foi transferido para um maior, pois ocorreram 43 inscrições a mais”, afirmou Cunha a Gazeta, na tarde de segunda-feira (24).
Na sexta-feira (28), será a vez da palestra “Aprendendo a Viver”, ministrada pelo escritor Luis Eduardo Boudakian, em três horários: às 8h30, na Casa dos Conselhos, para a equipe da Rede Protetiva; às 13h, para os alunos da Etec Prof. Idio Zucchi; e às 20h no anfiteatro do Unifafibe.

(…)

Leia mais na edição nº 9882, dos dias 25 e 26 de agosto de 2015.