

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro concluiu a fase de aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em idosos com idade igual ou superior a 90 anos. Além disso, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos foi antecipada para sexta-feira (12) aos acamados e os profissionais de saúde da linha de frente recebem a segunda dose do imunizante.
Bebedouro começou a semana com aplicação de vacinas, dando início à segunda etapa do plano de imunização, com drive-thru para idosos com mais de 90 anos no Sambódromo, na segunda-feira (8), das 8h às 14h, quando cerca de 260 idosos foram imunizados com a primeira dose da CoronaVac, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica.
Na terça-feira (9), a vacinação continuou nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 16h; e na quarta (10), a imunização de idosos com mais de 90 anos foi concluída, com aplicação de doses nas residências de acamados.
No dia seguinte, quinta-feira (11), com nova remessa de doses chegando à cidade, a Secretaria realizou a aplicação da segunda dose da CoronaVac em 1.360 pessoas que haviam recebido a primeira dose em 20 de janeiro. A vacinação acontece nos hospitais Municipal, Estadual e Unimed, em todos os profissionais da linha de frente, que lidam diretamente com pacientes infectados. Além disso, cerca de 220 idosos que vivem nos cinco asilos da cidade e seus cuidadores também receberam a segunda dose.
“Mais uma etapa cumprida. Nossos profissionais de saúde, que estão tão próximos do vírus, estarão ainda mais protegidos. É um alívio aplicar esta segunda dose nos profissionais de linha de frente e oferecer a eles mais segurança para desempenharem seu trabalho”, comemora o prefeito Lucas Seren, acrescentando: “A batalha ainda é enorme. Devemos seguir firmes com a vacinação e com as medidas de distanciamento social e higiene para combatermos este vírus”.
Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos, anteriormente prevista para segunda-feira (15), foi antecipada para sexta (12). 675 doses foram recebidas para atender esta faixa etária. “Para manter o calendário previamente agendado, invertemos a ordem dos vacinados, começando pelos acamados, que receberam a vacina logo na sexta. Na segunda-feira, retomaremos a vacinação deste público em sistema drive-thru, no Sambódromo, das 8h às 14h. A vacinação nas unidades de saúde será mantida para terça-feira, das 8h às 16h”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira.
Municípios que mais vacinam
O Governo do Estado apresentou na sexta-feira (12), o ranking das dez cidades do estado mais avançadas na vacinação contra o coronavírus. A lista compara as médias de imunização de acordo com a população total de cada município e, nas próximas semanas, será ampliada para referenciar soluções, assegurar transparência e uniformizar a velocidade da campanha nas 645 cidades de São Paulo.
No ranking municipal, que inicialmente foi aplicado apenas para cidades com população acima de 100 mil habitantes, com quatro cidades da região no top 10. São Caetano do Sul tem a campanha mais veloz até o momento, com 8,1% da população local já vacinada, seguida de Catanduva (7,2%), Botucatu (7%), Barretos (6,3%), Santos (5,8%), São José do Rio Preto (5,7%), Jaú (5%), Araçatuba (5%), Araraquara (4,9%) e Marília (4,8%).
‘Projeto S’
Na manhã de sexta (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, esteve em Serrana, dando detalhes do ‘Projeto S’, que visa vacinação em massa da população contra a Covid-19. Em coletiva, ele justificou que Serrana foi escolhida pelo alto índice de infecção, que chegou a ter 5% da população com o coronavírus ativo.
Para o estudo, 30 mil pessoas serão vacinadas com a CoronaVac. Estas devem estar pré-cadastradas até terça (16), para iniciar a vacinação na quarta-feira (17). A grande dúvida a ser respondida pelo estudo é se a vacinação também vai controlar a transmissão, ou seja, se o vírus continuará circulando.
Após anúncio de que Serrana foi escolhida para ter a população vacinada, a procura por casas de aluguel dispararam na cidade. Segundo dado do Grupo EPTV, a procura por aluguéis temporários passou a crescer na cidade, dois dias após o anúncio do Governo de SP. Para combater fraudes, a Prefeitura de Serrana informou que pessoas que mudaram-se recentemente para a cidade, não poderão ter acesso ao imunizante.
Serviço:
Confira as Unidades de Saúde onde há vacinação!
Dr. Moacyr Caldeira – Rua Adolfo Pinto s/n, Centro – (17) 3342-4386
Dr. Gerolino José de Souza – Rua José Bergantini, 247, Jd. Laranjeiras – (17) 3343-7714
Dr. Pedro Marinho de Mello Júnior – Rua Osvaldo Garrido s/n, Res. Centenário – (17) 3342-8016
Dr. Reinaldo Jacobs – Rua José Fávero, 1100, Botafogo – (17) 3345-7106
Dr. João Cambaúva – Rua BB, 60, Jd. Aeroporto – (17) 3343-7714
Dr. João Carlos Galhardo – Rua Antônio Gomes 1135, Jd. União – (17) 3343-1902
Dr. Ramiro de Souza Lima – Rua Irmã Crucifixo, 875, Res. Furquim – (17) 3342-8014
Dr. Oswaldo Damian de Oliveira –Rua das Passionistas, 463, Jd. Tropical– (17) 3343-5116
Dr. Ricardo Dias de Toledo, Rua Guanabara, 271, Jd. Sanderson – (17) 3342-8017
Dr. Salim Bonemer Filho – Av. Belmiro Dias Batista, 1.201, Souza Lima – (17) 3342-1276
Dr. José Mauro Neto – Rua Palmares, 66, Jd. Três Marias – (17) 3342-8018
Dr. José Caubi Campello Bessa – Rua Elias Nemer s/n, Rassim Dib – (17) 3343-9435
Dr. Hugo Turqueto – Rua Ângelo Rímoli, 1.905, São Fernando – (17) 3343-9625
Dr. Petrônio Stamato Reiff – Rua Maria Cristina S. L. Campos, 555, Res. Pedro Paschoal – (17) 3349-8218
Dr. Tasso Paraiso Cavalganti de Albuquerque – Av. José Augusto de Carvalho, 2.260, Res. SantaElla – (17) 3345-3679
Dr. Ulisses de Carvalho – Rua Augusti de Carvalho, 260, Jd. Alvorada –
(17) 3342-4267
Antônio Honório da Fonseca e Castro Neto – Rua Henrique Teixeira de Carvalho, 645, Jd. São Carlos
Publicado na edição 10.554 de 13 a 16 de fevereiro de 2021.