Bebedouro decreta lockdown, a partir de quinta-feira (20)

No fim de semana, a cidade registrou dez mortes causadas por complicações da Covid-19, totalizando 179 óbitos em decorrência da doença.

0
285
Restrição – Em ‘live’ na noite de segunda (17), acompanhado de representantes de saúde da saúde pública e privada dos hospitais de Bebedouro, o prefeito Lucas Seren anuncia lockdown a partir de quinta (20). (Reprodução/Prefeitura de Bebedouro)

Com o aumento expressivo do número de casos e óbitos em Bebedouro, nas últimas semanas, o prefeito Lucas Seren anunciou em “live”, no início da noite desta segunda-feira (17), que a cidade terá lockdown a partir de quinta-feira (20).

“Medida dura, difícil, mas necessária. Os números vêm crescendo, não apenas em Bebedouro, mas em toda a região. Neste momento, 38 pessoas, em nossa região, aguardam vaga para leitos de UTI. E os leitos de enfermaria, já estão começando a faltar”, afirmou Seren, em pronunciamento online, acompanhado da vice Sebastiana Tavares, do gestor do Hospital Regional de Bebedouro, Everton Zem, da secretaria Municipal de Saúde, Silvéria Larêdo, do presidente da Unimed, Caio Simões, e do administrador hospitalar dos Hospitais Unimed Samaritano e Santa Casa, Omar Dietrich.

Segundo o prefeito, de 20 a 30 de maio, estarão fechados: lojas do comércio central, galerias e shopping, academias, clubes, igrejas e templos religiosos, salões de beleza e de estética e barbearias. Bares, restaurantes e ambulantes poderão atender apenas por delivery, não sendo permitido drive-thru.

Lotéricas e bancos também estarão fechados, com funcionamento apenas de caixas eletrônicos. Feira livre está suspensa. Está proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Para evitar aglomeração, supermercados e similares seguem com atendimento presencial, mas somente até domingo (23). A partir de segunda-feira (24), deverão permanecer fechados, apenas com serviços de entrega em domicílio. “Mais uma vez pedimos, saiam de casa apenas se necessário”, solicitou Seren, informando que, nesta terça-feira (18), será publicado o decreto com as novas medidas detalhadas.

Atualização

De sexta-feira (14) a domingo (16), Bebedouro registrou dez mortes causadas por complicações da Covid-19, totalizando 179 óbitos em decorrência da doença.

O número de pacientes positivados subiu para 6.162, de acordo com boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, na tarde desta segunda-feira (17), sendo 691 de outros municípios. Em três dias são 234 novos casos confirmados apenas em Bebedouro.

Há ainda 184 pacientes positivados, em monitoramento, isolados em suas residências.

Ainda segundo a atualização, 55 pacientes estão internados em UTIs e 70 em enfermarias. São 20 pacientes graves no Hospital Estadual (100%), 11 na Unimed (100%), 24 em outros municípios da região, sendo atendidos ou pelo convênio médico ou pelo SUS. Já os pacientes com quadro leve ou que precisam de suporte ventilatório estão sendo atendidos no Hospital Estadual (20), Unimed (20), Hospital Municipal (17) e na UPA 24h (13).