
Na véspera de completar 57 anos, na quinta-feira (13), Carmen não teve tempo de conferir a festa surpresa que seus alunos estavam lhe preparando.
Generosa, competente, responsável, comprometida e apaixonada por sua família e por seu trabalho… assim amigos e familiares descrevem a professora Carmem Aparecida Borba Palomanez Pedrosa, que faleceu por volta das 18h50, de terça-feira (11), vitima de pneumonia pelo agravamento de doença hepática, descoberta em novembro do ano passado.
Natural de Botafogo, Carmen era filha de Domingos Palomanez Lourenço e Horacilda Borba Palomanez. Ela deixa o esposo José Carlos Pedrosa, mais conhecido como Carlinhos, o Leiloeiro do amor, com quem era casada há 34 anos e os filhos Josiane, 31, e Juliano, 24. Sempre muito apegada aos filhos, Carmen ficou muito emocionada ao se despedir de sua filha Josiane, na saída para uma viagem profissional a São Paulo, no domingo (9).
Desde 2009, Carmem Pedrosa ministrava aulas no ensino fundamental, na Emef Coronel Aureliano Junqueira Franco, em Monte Azul. Na véspera de completar 57 anos, na quinta-feira (13), Carmen não teve tempo de conferir a festa surpresa que seus alunos estavam lhe preparando. “Este ano, ela nos disse que não queria festa, porque a Josiane estava em São Paulo”, conta Carlinhos Pedrosa, muito emocionado, “ela sempre foi uma boa esposa e uma grande mãe, além de ser uma excelente professora”.
Amigas há 24 anos, a professora Maria da Graça Kehdy trabalhava com Carmen na mesma escola, “ela era muito querida (lágrimas), uma amiga para todas as horas, que nos defendia quando alguém ousava falar mal”.
“Ela amava o que fazia, sempre mostrou competência e seriedade profissional. Como ela era uma pessoa capacitada, no dia da atribuição de aulas, pedi a ela que ministrasse aulas em duas salas muito difíceis, que vinham com problemas há dois anos. Ela assumiu este compromisso e fez tudo com muito amor e comprometimento. Nos deixará muitas saudades”, lamenta Regina Helena Del’Arco, secretaria de educação municipal de Monte Azul. O sepultamento aconteceu na tarde de quarta-feira (12).
Publicado na edição n° 9449, dos dias 13 e 14 de setembro de 2012.