Bebedouro perde José Roberto Martinez

0
565

Querido e respeitado também pela torcida da Inter, ex-presidente do clube morre de complicações cardíacas aos 66 anos.

Sepultado na sexta-feira (7), no Cemitério Municipal de São João Batista, o empresário e ex-presidente da Associação Atlética Internacional, José Roberto Martinez. Ele faleceu na tarde de quinta-feira (6), em seu escritório, por decorrência de complicações de saúde. No ano passado, ele tinha passado por operação cardíaca.
Nascido em 1948, em Olímpia, José Roberto mudou-se para Bebedouro na década de 60, quando abriu o empreendimento Martinez Eletrodiesel. Por sua liderança, foi também escolhido presidente do Rotary Clube Bebedouro.
Na década de 80, foi vice-presidente da Inter, em cuja gestão o time subiu para Série A3, em 1984. Depois retornou ao cargo em 1995, ano em que o time foi campeão da Segunda Divisão, e subiu para Série A3, em 1996, onde permaneceu até 2004. Antes disso, em 1998, terminou o mandato de Martinez, que preferiu não concorrer mais e ficar apenas na diretoria.
No coração, Martinez tinha duas paixões esportivas, a Inter de Bebedouro e o São Paulo FC. Tinha presença diária, todas as manhãs, na esquina do pecado (cruzamento das ruas Oscar Werneck e São João), onde tomava café e dividia a roda de amigos.
Cauteloso nos palpites esportivos, usava frequentemente a frase, “futebol é uma caixinha de surpresas”. Porém, nunca deixava de acompanhar as partidas da Inter, mesmo que fossem fora de Bebedouro. Era inclusive muito respeitado por torcedores do Lobo Vermelho, por sua opinião equilibrada sobre a equipe. Atualmente, fazia parte da diretoria do clube.
“É duro perder o convívio com Zé Roberto, porque eu, ele e o Casemiro Rasteiro, sempre estávamos juntos, amigos quase inseparáveis”, lamenta o atual presidente da Inter, Antônio Minholo.
A amizade entre Martinez e Filó começou em agosto de 1967, quando recém chegado de Olímpia, o empresário procurou o contador para legalizar sua empresa.
Para o coordenador da equipe esportiva da Rádio Bebedouro AM, Luís Claudio Mariano, a morte de Martinez será sentida pelos torcedores da Inter.
“Tive a honra de manter amizade com José Roberto, uma pessoa muito bondosa, sistemática, sempre preocupado com os negócios e os assuntos da Inter, e era apaixonado por tudo em Bebedouro”, afirma o comentarista.
Na edição de sexta-feira (7), do Jornal da Bola, na RB, a equipe prestou homenagem ao dirigente. A diretoria da Inter pretende homenagear Martinez, em 6 de abril, no jogo de abertura do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
José Roberto deixa viúva, Sônia de Souza Martinez e as filhas Rejane, Renata e Roberta. Antes de seu sepultamento, membros das lojas maçônicas de Bebedouro prestaram homenagem ao líder empresarial e esportivo.

Líder - Empresário José Roberto Martinez, presidiu a Inter na fase de ouro do clube.

Publicado na edição nº 9667, dos dias 8, 9 e 10 de março de 2014.