De acordo com boletim diário da Vigilância Epidemiológica municipal, divulgado nesta segunda-feira (20), Bebedouro segue com 13 pacientes positivos do novo coronavírus, sem novo caso confirmado desde quinta-feira (17), e crescimento dos descartados.
A cidade soma 79 pacientes com diagnóstico negativo do vírus, 76,7% do total de 103 notificações, desde as primeiras coletas em 17 de março. Ainda de acordo com o boletim, até às 12h de segunda (20), 11 suspeitos ainda aguardavam resultados de exames laboratoriais.
Três pacientes continuam internados em estado grave no Hospital Unimed e um em enfermaria. No Hospital Municipal ‘Júlia Pinto Caldeira’ há também dois pacientes com quadros mais amenos da Covid-19, em enfermaria.
Todos os internados graves já receberam diagnósticos positivos para Covid-19. Os demais pacientes positivos, por apresentarem sintomas leves, estão em isolamento domiciliar, conforme determinação dos órgãos sanitários, bem como os casos suspeitos que aguardam resultados de exames. O tempo mínimo de isolamento são 14 dias, segundo a Vigilância, ou até alta médica.
Isolamento social
Bebedouro permanece entre as cidades do estado com maior índice de isolamento social, segundo o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo de São Paulo, divulgado nesta segunda (20), referentes aos três dias anteriores, de sexta a domingo.
O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Oi e Tim, e garante 95% de precisão, sem violar a privacidade dos proprietários dos celulares.
A cidade que havia alcançado índice de 56% na quinta-feira (16), sofreu leve queda na sexta (17), passando para 55%. Já no sábado (18), voltou a subir para 63%, mesmo com a abertura parcial do comércio das 9h às 13h.
Já no domingo (20), última data registrada pelo Simi-SP, até o fechamento desta edição, o índice cresceu ainda mais, chegando a 71% e ultrapassando a meta de 70%, considerada ideal pela Secretaria Estadual de Saúde.
No comparativo com outras seis cidades da região, Bebedouro continua destacando-se com maior índice. Em Sertãozinho, de sexta a domingo (17 a 19), o índice variou entre 50% e 67%. Em Barretos, passou de 40% na sexta (17), para 59% no domingo (19).
Jaboticabal teve variação do índice nos três dias de 45% a 57%. Já Matão passou de 43% para 54%. Ribeirão Preto variou de 41% para 55%, no último dia computado pelo levantamento. Já São José do Rio Preto passou de 40% para 55% durante o final de semana.