
Nesta segunda-feira (27), Bebedouro segue com 18 pacientes positivos do novo coronavírus, de acordo com boletim diário da Vigilância Epidemiológica municipal. Na sexta (24), o número saltou de 13 para 18, mas manteve-se sem alteração no fim de semana. A cidade também está no topo do ranking de isolamento do estado.
São 99 pacientes com diagnóstico negativo do vírus, 81% do total de 122 notificações, desde as primeiras coletas realizadas em 17 de março. Ainda de acordo com o boletim, cinco suspeitos aguardam resultados de exames.
Dois pacientes estão internados em estado grave no Hospital Unimed, sendo um profissional da área da Saúde e um empresário. Não há internações em enfermaria no Hospital Municipal e na Unimed. Na semana passada, dois pacientes da cooperativa de saúde receberam alta, sendo uma enfermeira moradora de Viradouro e um caminhoneiro, após 30 dias de internação na UTI.
Isolamento social
Bebedouro ocupa o topo do ranking dentre os municípios paulistas com maior índice de isolamento social, segundo o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo de São Paulo, divulgado nesta segunda (27), referente aos dias anteriores.
O Simi-SP contabiliza municípios com população acima de 70 mil habitantes e é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Oi e Tim, e garante 95% de precisão, sem violar a privacidade dos proprietários dos celulares.
De acordo com índice anterior divulgado pela Gazeta, até quinta-feira (23), o índice de isolamento em Bebedouro era de 55%. Já na sexta (24), o índice subiu levemente para 56%. No sábado (25), mesmo com funcionamento do comércio das 9h às 13h, o isolamento da cidade subiu para 62% e colocou a cidade em 5º lugar no ranking estadual.
No domingo (26), Bebedouro alcançou a média ideal de isolamento apontada pela Secretaria de Saúde do Estado de SP, com índice de 70%, subindo para o 1º lugar no ranking dos 20 municípios mais bem colocados do estado.
No comparativo com outras seis cidades da região, Bebedouro continua destacando-se. Em Sertãozinho, de sexta a domingo (24 a 26), o índice variou entre 49% e 65%, colocando a cidade em 15º lugar no ranking. Barretos teve variação do índice nos três dias, de 45% para 59%. Em Jaboticabal, passou de 45% na sexta (24), para 58% no domingo (26).
Já Ribeirão Preto, passou de 41% para 54%. Matão variou de 43% para 53%, no último dia computado pelo levantamento. Já São José do Rio Preto passou de 39% na sexta (24) para 53% no domingo (26).