Bebedouro soma 1.432 infectados pela Covid-19, desde março

Secretaria Estadual de Desenvolvimento informa que fase laranja segue vigente para regional de Barretos.

0
519

De acordo com boletim epidemiológico desta segunda-feira (19), Bebedouro tem 1.432 pessoas infectadas com Covid-19, desde março deste ano. Dentre pacientes com diagnóstico positivo, 1.263 vivem em Bebedouro e 169, na região. Há também 1.373 já recuperados da doença, sendo 1.205 bebedourenses e 168 moradores dos municípios da microrregião. Outros 17 pacientes estão em isolamento, 16 de Bebedouro e apenas um da região.

O número de vítimas fatais da Covid-19 na cidade segue em 42, desde a última terça-feira (13). No total, 24 pessoas morreram em hospitais locais e 18 em unidades de saúde de outras cidades.

Há 11 bebedourenses em UTI, em tratamento da Covid-19, sendo nove em hospitais de Bebedouro e duas em unidades de saúde de Barretos. Há ainda nove infectados em enfermarias. Todos aguardam resultados para confirmação da doença.

 

Mudança de fase

Em 9 de outubro, durante coletiva de imprensa, o Governo de São Paulo anunciou que a região de Barretos seria a única a retroceder para a fase laranja do Plano São Paulo, após aumento de mortes e internações por Covid-19, no prazo de 28 dias.

Semanas antes, a secretária de Desenvolvimento, Patrícia Ellen, havia informado à imprensa de que a fase laranja não mais existiria, mesmo assim, durante a última atualização do Plano, a região da DRS-5 foi rebaixada para esta classificação.

Em nome das cidades da região afetadas pela alteração, o Codevar (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), presidido pelo prefeito Fernando Galvão, na terça-feira (13), solicitou ao Governo, análise de revisão de fase da regional de Barretos.

Em reunião entre prefeitos do Codevar, os secretários, de Saúde, Jean Gorinchteyn e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e integrantes do Comitê de Contingenciamento, receberam a solicitação, com a promessa de análise em uma semana, porém, o assunto não foi abordado na coletiva próxima.

No mesmo dia, a Gazeta solicitou resposta à Secretaria de Desenvolvimento sobre o pedido de revisão de fase. A nota protocolar encaminhada pela assessoria da Secretaria, após o fechamento da edição de sábado (17), informa: “O Plano São Paulo segue critérios técnicos e de saúde. A fase laranja segue vigente, conforme critérios apresentados na atualização de sexta-feira (9). Os critérios e a metodologia do plano estão disponíveis e podem ser consultados no site saopaulo.sp.gov.br/planosp”.