Bebedouro soma 779 infectados pela Covid-19, até terça

Levantamento da Fundação Seade aponta média móvel de 11,29 casos por dia, na cidade.

0
53

Bebedouro soma 779 pessoas infectadas com Covid-19, segundo boletim epidemiológico de terça feira (24), sendo 669 moradores de Bebedouro e 110 da região. Dentre pacientes com diagnóstico positivo, 622 já estão recuperados, sendo 527 bebedourenses e 95 moradores dos municípios da microrregião. Há ainda 128 pacientes em isolamento: 113 de Bebedouro e 15 da região.
Há uma semana, os óbitos seguem em 29, sendo 13 vítimas registradas em hospitais de Bebedouro, incluindo Unimed, Hospital Municipal e Estadual, além de 16 pessoas falecidas em unidades de saúde de fora.
Há nove bebedourenses internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), entre Unimed e Hospital Estadual, e dois em Barretos, totalizando 11 internações graves. Há também quatro infectados em enfermarias de Bebedouro, com quadros mais amenos da doença.
De acordo com o Simi-SP, do Governo de São Paulo, o índice de isolamento de Bebedouro, que estava em 53% na quinta (20), como 3º melhor do estado, caiu para 47% na sexta (21), mas voltou a subir no fim de semana, passando para 51% no sábado (22) e 53% no domingo (23), em 7º lugar no ranking estadual. Nos finais de semana anteriores, o isolamento aproximou-se dos 60%. Na segunda (24), o índice caiu para 47% e colocou Bebedouro na 4ª colocação no estado.
Considerando os casos de Bebedouro e a população estimada de 77,5 mil habitantes, há 10,05 pessoas contaminadas com Covid-19 por cada mil habitantes. Já a taxa de letalidade, que indica a porcentagem de pacientes infectados que faleceram em decorrência da doença, é de 3,72%, considerando 29 óbitos e 779 infectados.

Médias móveis
Dados da Secretaria Estadual de Saúde, computados pela Fundação Seade, apontam as médias móveis de contaminações e óbitos diários no município de Bebedouro e DRS/Barretos (Departamento Regional de Saúde). Com 779 casos e 29 mortes, Bebedouro tem 11,29 casos por dia e média de 0,01 óbito diário, de acordo com os dados da fundação. Dentre os contaminados, a maior faixa (26,9%) está entre pessoas de 30 a 39 anos, sendo 56% mulheres e 44% homens. Já entre os óbitos, a maioria (33,3%) está na faixa de 60 a 69 anos, sendo 43% do sexo feminino e 57% do sexo masculino.
No DRS/Barretos, que reúne 18 municípios, a fundação aponta 7.778 casos e 197 mortes confirmadas em decorrência da Covid-19, até às 13h de terça-feira (25). A média móvel é de 161,14 casos registrados por dia e média de 3,14 novos óbitos diários. O levantamento indica ainda que as 18 cidades têm 68,9% de ocupação das UTIs e 30,1% de ocupação das enfermarias.

Feira Livre
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Bebedouro informou, na segunda-feira (24), que a Feira Livre retorna à praça Valêncio de Barros, defronte à Prefeitura, a partir de domingo (30). Como de costume, a feira será realizada das 6h às 12h, oferecendo produtos artesanais e orgânicos, especialmente em alimentação e hortifruti.
“Devido à mudança de fase da região de Barretos e abertura do Hospital Estadual, que permite maior segurança à cidade, a Prefeitura cumpre sua promessa e devolve a Feira Livre ao seu local de origem, com todas as medidas sanitárias para garantir segurança à população, como aferição de temperatura e distribuição de máscaras, através dos profissionais da Saúde”, diz o secretário de Desenvolvimento, Rogério Valverde.
Ainda de acordo com o secretário, os feirantes que passaram a integrar a feira no Sambódromo, no sistema drive thru, devem procurar o departamento de Planejamento, para se cadastrar, até quinta (27). “A equipe de Planejamento está reajustando o mapa das barracas, para alocar todos os feirantes. É uma promessa do prefeito Fernando Galvão para estes comerciantes que encararam os desafios da Feira Drive Thru e merecem seu espaço na região central”, garante Valverde, pedindo conscientização e colaboração dos munícipes na manutenção do distanciamento e da higienização: “Só saiam de casa se houver necessidade, redobrem os cuidados e evitem que crianças e idosos circulem pela feira”.

Poupatempo
A partir de 23 de setembro, a unidade do Poupatempo de Bebedouro volta a atender, com 30% da capacidade, oferecendo serviços presenciais e essenciais, que não podem ser realizados digitalmente. Os demais serviços oferecidos pela instituição serão mantidos de forma remota, pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital.
Na primeira etapa da reabertura, serão priorizadas emissões de CNH e expedição de RG. O Poupatempo também deve incorporar atendimentos prestados pelo Detran, com serviços relacionados à CNH, documentação veicular e infrações do Departamento Estadual de Trânsito.
Para minimizar riscos de contaminação da população e colaboradores, o Poupatempo adotará medidas de controle de acesso, distanciamento social e rígido protocolo sanitário. Também está sendo elaborada grade inteligente de agendamentos, para serviços exclusivamente presenciais, evitando aglomerações.
De acordo com Valverde, um novo local para instalação da unidade de Bebedouro ainda está sendo estudado pela Prefeitura e Prodesp, empresa do governo de São Paulo responsável pela gestão do programa Poupatempo, comportando mais serviços à população, porém, por enquanto, os atendimentos continuarão a ser realizados na unidade junto à Coopercitrus, na avenida Quito Stamato, Jardim São João.

 

Publicado na edição nº 10513, de 26 a 28 de agosto de 2020.