

Na próxima semana, Bebedouro deve iniciar a vacinação de idosos de 72 a 74 anos, em dois dias consecutivos. A divisão da vacinação por faixa etária na segunda e terça-feira (22 e 23), serve para reduzir a aglomeração de veículos e agilizar o processo de atendimento, cadastro e imunização.
Seguindo tendência das semanas anteriores, a vacinação será em sistema drive-thru, no Sambódromo Municipal, das 8h às 11h. Na segunda (22), vacinam-se idosos de 74 e 73 anos e, na terça (23), são aqueles com 73 e 72 anos. Nestas datas, não haverá distribuição de senha, porque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as 1,5 mil vacinas recebidas são suficientes para atender a demanda destas faixas etárias.
“Temos doses suficientes para todos e não será necessário esperar na fila desde cedinho, como alguns vêm fazendo. Temos pedido para cada idoso ir ao posto de saúde mais perto de sua casa, retirar e preencher o cadastro da vacina e muitos têm feito. Assim, a imunização flui com mais organização e rapidez. Nas semanas anteriores, a fila terminou antes mesmo do horário previsto, o que demonstra que estamos no caminho certo”, avalia a secretária da pasta, Silvéria Larêdo.
O Governo de São Paulo adiantou a vacinação para sexta-feira (19), mas segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, em Bebedouro, a data será mantida para a próxima semana: “Estamos aplicando vacinas em domicílio e nas unidades de saúde diariamente, por isso, optamos por manter o drive-thru para segunda e terça-feira (22 e 23), porque a população já está habituada e também porque contamos com apoio das enfermeiras das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), que nestes dias nos ajudam na vacinação, devido ao menor fluxo nas unidades”, explica.
Até o momento, Bebedouro aplicou 10.913 doses (14% da população), sendo que 7.448 pessoas receberam a primeira dose (9,6%) e 3.465 pessoas já foram imunizadas com as duas doses (4,5%).
2ª dose dos profissionais liberais
No início do mês de março, a secretária de Saúde alertou aos profissionais de saúde autônomos, que foram imunizados com a primeira dose da vacina contra Covid-19, em 2 de fevereiro, no Stélio, que procurassem a Vigilância Epidemiológica, nas dependências do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, para receberem a segunda dose do imunizante.
Haviam sido realizados dois dias de vacinação drive-thru para estes profissionais, mas na ocasião, a secretária lamentou que a adesão foi baixa, menos de 30%.
Nesta semana, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, quase 100% deles já foram vacinados. “Apesar da procura não ter sido total no drive-thru, porque todos trabalham diariamente, a busca na Vigilância e nas unidades de saúde foi suficiente para que quase todos tenham recebido a 2ª dose do imunizante”, diz Teixeira.
‘Defenda o SUS’
Aos 97 anos, dona Sebastiana, moradora do Jardim Tropical, não esconde o orgulho em já ter recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. A idosa conta ao médico Raphael Buzatto, clínico da UBS ‘Oswaldo Damian’, que é defensora do SUS (Sistema Único de Saúde), para que a tão almejada vacina chegue a toda população.
“Neste momento, confiar no SUS e nas estratégias de vacinação são nossa maior arma no combate ao coronavírus. Ver nossos ‘pacientezinhos’ mais idosos e frágeis sendo vacinados aquece nosso coração como profissionais de saúde e nos dá esperança para continuar firmes nessa luta. Dona Sebastiana sempre acreditou no SUS e nele confia integralmente sua saúde”, destaca o médico bebedourense.
Serrana
No domingo (14), foi finalizada a aplicação da primeira dose da CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan, na população adulta da cidade de Serrana. No total, 97,3% dos inscritos no estudo clínico foram vacinados. Dos 28.380 voluntários da pesquisa clínica, 27.619 foram imunizados. A diferença entre os habitantes cadastrados e os vacinados pode corresponder a populações que não puderam participar do estudo, como gestantes, lactantes e pacientes com comorbidades.
Já na quarta-feira (17), teve início o primeiro dia de aplicação da segunda dose da CoronaVac, com 1.308 voluntários já imunizados pelas duas doses. Ao todo, o Butantan reservou 66 mil doses para as duas aplicações em Serrana. O lote, segundo o instituto, não interfere no fornecimento de vacinas para o PNI (Plano Nacional de Imunização), do Governo Federal.
Publicado na edição 10.564 de 20 a 23 de março de 2021.




