Biblioteca Municipal será reaberta em casario do Centro

Ainda sem data para reinauguração, também é definido que Pinacoteca deve ir para a Casa da "ultura.

0
783
Definida – Nova sede da Biblioteca Municipal será em casario na área central. (Reprodução/Google Maps)

Fechada há quase dois meses (desde 19 de junho), a Biblioteca Municipal ‘Cel. Raul Furquim’ tem novo endereço definido, passando a funcionar em casarão histórico, onde está o Procon e a Ouvidoria Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Galvão, na tarde de segunda-feira (14), durante entrega de compilação do acervo do maestro emérito Pedro Pellegrino.
Segundo Galvão, o novo endereço da Biblioteca Municipal será a praça José Stamato Sobrinho, 129, no Centro. “Diante das dificuldades econômicas, utilizaremos um prédio que é municipal, sem necessidade de se pagar aluguel, é histórico e no centro da cidade”, detalha o prefeito.
Com a mudança, a Ouvidoria será realocada no Depto. de Recursos Humanos, no prédio da Prefeitura, e o Procon para outro prédio público, onde funcionava a Farmácia Popular, ao lado da UBS Moacyr Caldeira, também na área central.
“Vamos economizar em aluguel e colocar a Biblioteca em um lugar em que ela realmente merece estar, bem localizada e estruturada, para receber as pessoas. Eu, pessoalmente, estava arrumando uma saída, pois a Biblioteca precisa ficar no Centro, ter acesso fácil e este prédio tem acesso, inclusive, para cadeirantes. Então, foi um conjunto de ações que culminou nesta solução”, afirmando que com a notícia da entrega do acervo do maestro, “Nada melhor do que recebê-lo em prédio novo”.
Segundo o prefeito, o novo prédio da Biblioteca Municipal deve passar por pequena reforma, para que seja preparada para receber todo seu acervo. E questionado pela Gazeta se o espaço físico seria suficiente para os cerca de 40 mil livros do acervo, mais as coleções históricas, sala de leitura e de informática, Galvão afirma: “O diretor de Cultura (Glauco Corrêa) realizou todas as medições e será possível que todo o acervo seja ali acondicionado. Apenas a Pinatoceca terá destino mais apropriado, sendo transferida para a Casa da Cultura”, define o prefeito.

Publicado na edição nº 10165, de 15 e 16 de agosto de 2017.