
Câncer colorretal é o crescimento descontrolado de células anormais no cólon e/ou reto. O tumor colorretal geralmente começa com pequenos crescimentos (pólipos), no interior do intestino grosso. Os pólipos que não são removidos, eventualmente podem se tornar cancerígenos.
Você sabia que a incidência de câncer de intestino aumentou nos últimos anos? E inclusive nas pessoas jovens. Há consenso geral que este crescimento se deve, principalmente, a alguns fatores como, aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados, ao sedentarismo, ao alcoolismo e tabagismo e pela baixa ingestão de fibras e líquidos (água).
Portanto, a melhor prevenção é a mudança de hábitos.
Até 50% dos casos de câncer colorretal podem ser prevenidos com alimentação saudável, manutenção de peso equivalente à altura e estar fisicamente ativo.
Você, caro leitor, pode reduzir ainda o risco de contrair câncer de cólon melhorando seus níveis de vitaminas, como por exemplo, de vitamina D e Zinco, também com a suplementação de Glutamina, e claro, sempre comendo mais hortaliças e fibras.
As fibras são fermentadas por bactérias intestinais que produzem ácidos graxos de cadeia curta, como butirato. O butirato, produzido pelas bactérias intestinais, possuem efeito antitumoral. Evitar excesso de açúcar, frituras, álcool e ultraprocessados também são excelentes preventivos.
E aí? Você tem algum desconforto gastrointestinal? Histórico familiar de câncer de intestino? História pessoal de pólipos no intestino?
Importante fazer exame para auxiliar na triagem de câncer colorretal anualmente, pesquisar sangue oculto nas fezes. E para auxiliar no diagnóstico e retirar pólipos existentes, o indicado é a colonoscopia.
Saúde intestinal é saúde global!!!!
(Colaboração de Luiz Assunção, farmacêutico clínico, especialista em acompanhamento farmacoterapêutico, especialista em gastroenterologia funcional e nutrigenômica).
Publicado na edição 10.772, sábado a terça-feira, 15 a 18 de julho de 2023 – Ano 99