Carta aberta ao prefeito Italiano

0
395

O prefeito João Batista Bianchini (PTB), o Italiano, em seus últimos dias no cargo, demonstra não ter aprendido a importância da função que ocupa e nem o modo correto de se comportar e lidar com os meios de comunicação.
Na manhã de sexta-feira (21), durante a inauguração da filial do Supermercado Laranjão, como parte da revitalização do Mercado novo, Italiano foi deselegante com a repórter da Gazeta.
Além de se negar a dar entrevista, o prefeito ainda anunciou que abriria um novo jornal e convidou a jornalista para trabalhar para ele. A atitude beira trejeitos de um dirigente de clube, cansado de levar gol, usando como estratégia contratar o jogador do outro time. Politica não é esporte, jornal não é clube de futebol.
Faz parte da democracia, a convivência com a cobrança dos meios de comunicação. Muitas vezes, principalmente em Bebedouro, quando falha a fiscalização da Câmara, a Gazeta e seus jornalistas assumem a missão de esclarecer as situações.
O prefeito tem direito de se negar a conceder entrevista, mas de forma alguma pode ser indelicado com jornalista. Apesar que este conselho é tardio, porque em junho de 2010, Italiano tentou barrar, usando força policial inclusive, a presença de um jornalista, também da Gazeta, em entrevista coletiva. Passados dois anos, e agora, em fim de mandato, fica clara a forma com que o prefeito encara os meios de comunicação.
Seja qual for o político que ocupe o cargo de prefeito, a Gazeta nunca vai deixar de fazer questionamentos. Em seu discurso na sexta-feira (21), parece que foi o senhor o responsável pela revitalização do Mercado novo. Mas a realidade apurada pela reportagem é que os louros são do diretor de Desenvolvimento Econômico e do empresário do Laranjão, Francisco Butião. O senhor, prefeito, apenas descerrou a fita.
Antes de se aventurar em abrir um jornal, o prefeito deve aprender qual o verdadeiro papel dos meios de comunicação. Não são instrumentos de manipulação politica ao bel prazer de um dono. São empresas com responsabilidade de informar a sociedade e para isso contam com jornalistas com formação acadêmica para exercer o ofício. Mesmo que isto desagrade políticos como o senhor. Feliz Natal!

 

Publicado na edição n° 9490, dos dias 22 a 26 de dezembro de 2012.