Casa própria, mas com critério

0
68

Há décadas, o setor da habitação tem dado boas dores de cabeça a mutuários e financiadores.

Quem olha para o Jardim Centenário com suas mais de mil moradias não se recorda do triste capítulo das retomadas de habitações dos inadimplentes. Tudo teria acontecido porque muitos mutuários falsificaram declarações de renda. Quando foram aplicados os primeiros aumentos às mensalidades, muitos não tinham mais condições de arcar com os pagamentos.
Problemas semelhantes aconteceram no Jardim Santaella e até no Residencial Franciscano, onde a tabela de correção das prestações chega ser mais extorsiva que as aplicadas por bancos. Por mais que o mutuário tente, nunca consegue ter o suficiente para quitar seu imóvel ou suas dívidas.
Passadas várias experiências mal sucedidas, o Sistema Nacional de Habitação criou tabelas de prestações mais justas. Atualmente, são poucos os casos de inadimplência. Porém, aí entra a malandragem de uns. Pessoas pegam casas para depois revendê-las a preço de banana ou em troca de um carro. Esta é a maior suspeita que paira sobre o Residencial Pedro Paschoal. Há muitas casas fechadas e até muradas.
Para a entrega das 421 habitações do Jardim Itália, a nova gestão municipal quer corrigir estas aberrações com critérios rigorosos nos cadastros de inscrições. Será feito ‘pente fino’ pelo órgão financiador – Caixa Econômica Federal – e pela Prefeitura. Mesmo após a entrega das casas, durante os primeiros 6 meses, haverá monitoramento em tempo integral. Ao menor sinal de irregularidade, as casas serão retomadas.
Provavelmente, durante o processo de seleção, acontecerá a tradicional via sacra aos gabinetes dos vereadores. Cabe a eles comportarem-se como republicanos e negar qualquer tipo de intervenção Ao governo municipal cabe deixar totalmente transparente o processo, não permitindo qualquer interferência política, nem no cadastramento, nem no sorteio, nem na distribuição das casas. Só isto acabará com décadas de suspeitas.

Publicado na edição nº 9581, dos dias 8 e 9 de agosto de 2013.