Chocolate com Pimenta de novo, sim. Quantas vezes forem necessárias!

0
1084
Delícia de ver - A novela de Walcyr Carrasco sucesso em 2003 e já reprisadas duas vezes pela Globo voltou no Canal VIVA. (Reprodução/internet)

Chocolate com Pimenta de novo, sim. Quantas vezes forem necessárias!
Foi ao ar na segunda-feira (20 de abril), o primeiro capítulo de ‘Chocolate Com Pimenta’, no Viva, canal pago da GloboSat. A trama entrou como substituta de ‘Cabocla’ que entrou no canal no ano passado, justamente no lugar de ‘Chocolate’ que chegou a ser confirmada e foi cancelada pouco depois.
Mas, o que mais interessa é que a novela, não importa a época em que é transmitida, não fica velha e nem chata. O texto de Walcyr Carrasco, a direção primorosa de Jorge Fernando, o elenco espetacular que já era bom naquela época e hoje em dia já cresceu tanto, enfim, cada detalhe da história faz com que ela seja deliciosa, fazendo jus ao nome.
O Viva acertou em reprisá-la, mesmo com o argumento de muitos de que a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes) já havia sido reapresentada pela Globo duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo. Acertou em cheio na escolha.
São muitos os motivos do acerto além dos já citados acima, como por exemplo, o período em que vivemos. Com o isolamento social e as pessoas dentro de casa, acompanhar uma história divertida e leve como essa é incrível, além da trama falar de esperança, e de trazer a história de uma protagonista guerreira e que entrou pra história.
Vamos agora há alguns motivos para acompanhar essa obra de arte vestida de telenovela:

Mariana Ximenes
A protagonista dessa novela é ninguém mais, ninguém menos que Mariana Ximenes. A atriz dá conta do recado e segura muito bem o posto de protagonista que lhe foi confiado. Ao lado de monstros como Laura Cardoso, Osmar Prado, Elisabeth Savalla e Ary Fontoura, a mocinha da trama é convincente, não fica chata, sofre, briga, é apaixonada e vingativa. Elementos necessários para uma personagem do bem cair nas graças do público.

Comédia no tom certo
A comédia adotada por Carrasco neste texto, ao contrário de outras obras do autor, não é exagerada. Tudo o que acontece, de tortas na cara a brigas hilárias, está dentro do tom proposto pela narrativa. O núcleo de Timóteo e Márcia, defendidos por Marcelo Novaes e Drica Moraes é a prova disso, os dois atores estão em sintonia sempre e divertem sem exagero. Até Ximenes quando entra na onda de fazer comédia, consegue, sem deixar o papel de mocinha romântica sofredora, típica de novela das seis, de lado.

Vilões convincentes
Os vilões não são macabros e não destoam da proposta da novela. Elisabeth Savalla é a prova disso, é completamente possível amar Jezebel antes de odiá-la por querer destruir Aninha a todo custo. O mesmo vale para Olga, papel de Priscila Fantin, arrisco-me a dizer que é um dos melhores de sua carreira. Fantin sabe dosar suas maldades com a leveza que o texto pedia.

Tramas paralelas com história
O mais comum é encontrar em novela aquela trama paralela que não faz diferença nenhuma dentro do roteiro. Em ‘Chocolate com Pimenta’, isso não acontece. Walcyr Carrasco criou personagens convincentes e dentro do contexto. A prova disso é o núcleo de Celina e Graça, as irmãs vividas por Samara Felippo e Nívea Stlemann, a paixão que as duas sentem por Guilherme, papel de Rodrigo Faro é colocada de forma exemplar dentro da história e faz o público torcer pela irmã boa e odiar a irmã má. Stelmann, aliás, foge um pouco do tópico que citei acima, pois do meio para o fim da trama, sua personagem ganha ares de vilã mais ardilosa, mas mesmo assim não foge do tom. A atriz também esteve em um ótimo momento nesta novela.
Outra trama paralela que marcou a novela foi a de Bernadete, papel de Kayky Britto, que foi criado como mulher, mas na verdade é homem. A cena onde a verdade é revelada é marcada por muitas risadas e, mesmo estando na quarta reprise, é aguardada. O fator que o autor usou, onde o público sabe a verdade e os personagens não, é muito bem-vindo, quando a trama está perfeitamente anexada à história que está sendo contada.

Vale a pena assistir muito
É por tudo isso que vale a pena sintonizar no Viva, logo após ‘O Clone’ seja à noite ou à tarde para acompanhar e se deliciar com essa história que vai nos acompanhar ao longo deste ano. Então, para quem tem TV por assinatura é uma boa pedida. A audiência certamente vai responder à altura, assim como nas reprises anteriores e na exibição original. E, claro que a trama não agrada a todos, mas quanto mais chocolate com pimenta a gente tiver para consumir, mais entretenimento vamos ter. Pode passar mil vezes, quem gosta de boas novelas, vai sintonizar em todas elas.

 

Publicado na edição nº 10481, de 25 a 30 de abril de 2020.