Doria anuncia retomada gradual da Educação, a partir de julho

Estado decreta uso obrigatório de máscaras e divulga reabertura gradual do comércio em 11 de maio.

0
284
Em coletiva – Governador João Doria anuncia mudanças no estado nos próximos meses, com retomada gradual da educação e da economia, nos meses de maio e julho. (Divulgação/Governo de SP)

O governador de São Paulo, João Doria anunciou na sexta-feira (24), em coletiva de imprensa diária, que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada, a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado. Porém, o cronograma depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo.
A retomada será feita de maneira planejada, zelando pela saúde e segurança da comunidade escolar. “A educação infantil, que tem atendimento de creches, será priorizada, pensando especialmente nas mães que trabalham fora e nas demais configurações de famílias que necessitam de cuidados integrais aos filhos, para que retornem ao trabalho”, disse o secretário de Educação, Rossieli Soares.
Na primeira semana da retomada, os alunos serão avaliados sobre possíveis prejuízos de aprendizado durante a suspensão das aulas presenciais. Na segunda semana, as equipes darão prioridade ao acolhimento dos alunos. As primeiras semanas serão utilizadas também para que professores planejem estratégias de reforço e recuperação.
As datas de retorno poderão ser diferentes entre as regiões do estado, de acordo com o avanço do vírus em cada localidade. Escolas municipais e particulares devem seguir a orientações de retorno gradual determinada pelo estado.
Doria anunciou ainda que, a partir da próxima semana, as coletivas conjuntas deverão acontecer três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. As da Saúde, às terças e quintas.

Uso de máscaras
Na quinta-feira (23), o governador decretou que a população de todo estado utilize máscaras de proteção facial, em caso de necessidade de sair às ruas. O decreto foi publicado na sexta (24), no Diário Oficial do Estado e abrange os 645 municípios paulistas, atendendo recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde.

Reabertura do comércio
Já na quarta-feira (22), também em coletiva, Doria anunciou a reabertura gradual da economia no estado, a partir de 11 de maio. A medida de flexibilização do isolamento será realizada em etapas.
O plano de reabertura da economia após a quarentena foi batizado de “Plano São Paulo”. A autorização para funcionamento dos estabelecimentos dependerá da situação específica de cada município, que será classificado conforme a evolução da epidemia e terá três níveis de risco: zona vermelha, zona amarela e zona verde, que determinarão as possibilidades de funcionamento. O governo ainda não informou quais tipos de estabelecimentos voltarão a funcionar. Segundo Doria, os detalhes serão divulgados somente em 8 de maio.

 

Publicado na edição nº 10481, de 25 a 30 de abril de 2020.