Cidade vacina idosos de 64 anos e conclui 2ª dose de 69 a 71 anos

Com mais 1.050 pessoas imunizadas em um dia, Bebedouro chega a 21% da população vacinada com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid.

0
324
Simpatia – O prefeito Seren distribui sorrisos aos idosos que vacinaram-se na sexta-feira (23), na Feccib, e orientou da necessidade do isolamento social. Na foto, com Angélica Brunelli. (Divulgação)
Emoção – Ao lado do prefeito Lucas Seren e do vereador Edgar Cheli, Maria José Martins comemora sua imunização, ao receber a 1ª dose da vacina. (Divulgação)

Bebedouro dá mais um passo adiante rumo à vacinação do grupo de idosos acima de 60 anos, com a imunização de pessoas com 64 anos, na sexta-feira (23), na Feccib velha, localizada junto ao complexo esportivo ‘Sérgio Baptista Zacarelli, a partir das 8h.
A data estava previamente agendada para a próxima semana, mas seguindo orientação do Governo de São Paulo, a Secretaria de Saúde adiantou a vacinação desta faixa etária.

Segundo Thais Teixeira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, foram recebidas 800 doses do imunizante AstraZeneca para atender este público, porém, nem todas foram aplicadas na sexta-feira: “Cerca de 600 pessoas foram imunizadas e outras 200, aproximadamente, devem procurar se vacinar nos próximos dias. É normal que alguns optem por não ir no dia agendado, por alguma indisponibilidade. Estes, costumavam procurar as unidades de saúde, porém, agora, toda vacinação da Covid-19, independente de faixa etária ou grupo, está concentrada na Feccib”, esclarece a coordenadora.
Todos os idosos acima de 64 anos que não tomaram a 1ª dose, devem procurar a sala fixa de vacinas da Vigilância Epidemiológica, na Feccib, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O novo espaço que concentra todos os públicos aptos a vacinarem-se contra o vírus estreou na terça-feira (20), quando a cidade bateu seu recorde de imunização diária, com cerca de 2,7 mil idosos vacinados em um único dia.

Nesta sexta (23), aproximadamente 450 doses da CoronaVac também foram aplicadas em remanescentes de 69 a 71 anos. Este público começou a tomar a 2ª dose na segunda-feira (19), mas como o lote que havia sido entregue pelo Estado não era suficiente para todo o público, os demais foram vacinados na sexta, a partir da chegada de novo carregamento, totalizando 1.050 doses aplicadas em um dia.

Em números

Considerando os vacinados do fim desta semana, Bebedouro alcança 21% de sua população vacinada com pelo menos uma dose, resultado de 16.355 imunizados, entre idosos acima de 64 anos, profissionais de saúde e professores com mais de 47 anos, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.

Na regional de Barretos, que inclui 18 cidades, 73.050 foram aplicadas até a tarde de sexta (23), segundo dados inseridos no portal VaciVida e divulgados pelo Vacinômetro, do Governo de São Paulo (16,57%). No Estado, 6,88 milhões já tomaram no mínimo uma dose dos imunizantes (15,62%) e no Brasil, são 27,10 milhões de imunizados (12,80%).

Próximos públicos

Está prevista para a próxima quinta-feira (29), a vacinação de pessoas com 63 anos, seguindo calendário do Estado. Bebedouro garante que irá manter as datas estipuladas pelo Governo Estadual, caso as doses sejam entregues dentro do prazo. Há também a possibilidade de adiantamento da data, de acordo com o que for informado pelo Estado, na próxima semana.

A Saúde orienta aos munícipes que não é preciso chegar à Feccib com horas de antecedência e aguardar do lado de fora. “Os portões se abrem às 8h e caso haja maior número de pessoas aguardando pela vacinação, há cadeiras disponíveis para todos, com distanciamento social entre elas”, destaca Teixeira.

De acordo com as datas de vacinação no município, idosos de 68 anos devem receber a 2ª dose da CoronaVac na próxima semana, porém, a Secretaria ainda não divulgou informações referentes a este público.

Publicado na edição 10.573 de 24 a 27 de abril de 2021.