Com 126 casos de Covid-19, Prefeitura mantém restrição ao comércio e serviços

Isolamento da cidade cai para 47% e taxa de contaminação por habitante aumenta para 1,62/mil.

0
332

Com mais sete casos confirmados, já são 126 os pacientes com diagnóstico positivo do novo coronavírus em Bebedouro, computados até a tarde de sexta-feira (26). Os novos casos são de bebedourenses.
Até terça (23), a cidade registrava 119 confirmações, que passaram para 123, na quinta (25) e 126 na sexta (26). Destes, 103 são de Bebedouro e 23 de pacientes da região, diagnosticados em hospitais particulares e públicos de Bebedouro. Do total, 68 já estão recuperados da doença.
Os óbitos subiram para seis, de acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica. A morte mais recente, notificada na quinta (25), é de idosa, 94, com quadro clínico de problemas renais e cardiopatia, agravados pela Covid-19.
Do total, quatro foram registrados em hospitais de outras cidades, sendo três em Barretos e um na capital paulista; outros dois faleceram em hospitais de Bebedouro, sendo um no Hospital Municipal e outro na Unimed.
Os casos descartados para o novo coronavírus subiram para 340, sendo 283 de Bebedouro e 57 da região. Outras 24 pessoas aguardam resultados, 21 bebedourenses e três moradores da microrregião. Estes indicadores somam 490 notificações, registradas desde os primeiros casos suspeitos, em 17 de março.
Há seis bebedourenses internados em estado grave, sendo quatro em Bebedouro e dois em hospitais da região. A cidade soma também dois pacientes na enfermaria da Unimed e quatro no Hospital Municipal, totalizando seis internações leves.

 

 

Medidas de restrição
Com o anúncio do Governo de São Paulo de que a região de Barretos, a que Bebedouro pertence, passou da categoria vermelha para laranja, de acordo com o Plano São Paulo, possibilitando flexibilização de medidas, a Prefeitura informa que as regras definidas pelo decreto de 19 de junho, continuam valendo para os próximos dias.
A manutenção das medidas mantém o comércio impedido de funcionar aos sábados e domingos, com atendimento na porta. Bares, restaurantes e ambulantes só podem atender via delivery ou drive thru. Já os supermercados devem manter a entrada de uma pessoa por família, com medição de temperatura, tapete de sanitização e álcool em gel, além da entrada de um cliente a cada 10 m² de área interna. O uso de máscaras continua obrigatório em todos os setores.
O diretor de Planejamento, Rogério Valverde, diz que mesmo na fase vermelha, a cidade mantinha o funcionamento de estabelecimentos, por isso, a Prefeitura manterá as medidas. “A progressão do vírus está sendo avaliada diariamente e, neste momento, optamos por manter as medidas. A flexibilização ou restrição destas ações podem ser alteradas, de acordo com o quadro epidemiológico da cidade.

Contaminação por habitante
Para elucidar, além dos números totais de infectados pela Covid-19, A Gazeta aponta a taxa de infecções pelo novo coronavírus pelo número de habitantes de cada localidade. O dado destaca a situação epidemiológica dos municípios no enfrentamento da pandemia, ou seja, quanto maior a taxa de contaminações por habitantes, maior a circulação do vírus.
Gazeta analisa dados coletados através das Prefeituras de sete municípios, incluindo Bebedouro, com população acima de 70 mil habitantes, além da população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2019.
Em Bebedouro, considerando-se os 126 casos positivos e população de 77,5 mil, apontada pela estimativa do IBGE, a taxa de contaminação é de 1,62 para cada mil bebedourenses. Nas demais cidades as taxas são: Barretos (7,68/mil), Ribeirão Preto (6,23/mil), Rio Preto (4,87/mil), Sertãozinho (2,91/mil), Jaboticabal (1,23/mil) e Matão (0,68/mil).

Índice de isolamento
O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que o isolamento de Bebedouro segue abaixo da média ideal, porém, aumentou o suficiente para recolocar a cidade no ranking das melhores do estado, em 9º lugar.
O último levantamento divulgado pela Gazeta, apontava na segunda-feira (22), que a taxa era de 50%, valor que manteve-se na terça (23), mas sofreu leve queda, no feriado de quarta (24), Dia do Padroeiro, passando para 48%. Na quinta (25), nova queda para 47%.
Bebedouro segue com maior índice dentre as cidades acompanhadas pela Gazeta, seguida de Sertãozinho (47%), Ribeirão Preto (45%), São José do Rio Preto e Jaboticabal (43%), Matão (41%) e Barretos (38%).

 

Publicado na edição nº 10496, de 27 a 30 de junho de 2020.