Com 13 mortes em uma semana, cidade soma 149 vítimas fatais da Covid-19

Prefeitura prorroga decreto municipal da fase de transição, com limitação de clientes e funcionamento limitado até às 22h.

0
296

A cidade registra mais uma semana com alto número de mortes em decorrência da Covid-19. De 24 a 30 de abril (sábado a sexta-feira), 13 novos óbitos foram inseridos no boletim da Vigilância Epidemiológica, o que representa leve retração em relação à semana passada, com 16 mortes registradas em sete dias (-18,7%).

Na última ediçã0, de quarta-feira (28 de abril), eram 144 mortes, sendo oito delas somente na segunda e terça-feira (26 e 27 de abril). Já na sexta-feira (30 de abril), o número subiu para 149, com óbitos de mais cinco pessoas: dois homens, de 60 e 73 anos, falecidos na UPA e no Hospital Municipal, respectivamente; e três mulheres, de 52, 67 e 98 anos, internadas na UPA e no Hospital Estadual.

Há ainda mais um óbito já confirmado, ainda não inserido no boletim epidemiológico.
Os casos subiram para 5.376, até o boletim divulgado na manhã de sexta-feira (30 de abril), sendo 4.741 moradores de Bebedouro e 635 da região. Os recuperados representam 96,7%, totalizando 5.198 (4.564 da cidade e 634 de fora). Há também 29 pacientes isolados em suas residências, em monitoramento.

Outras 19 pessoas aguardam resultados de exames e ainda não constam do total de infectados.

A cidade soma 48 internados em UTIs e 56 em enfermarias. São 19 pacientes graves no Hospital Estadual (95%), 11 na Unimed (100%), 11 em Barretos, cinco no Municipal e dois na UPA. Já os pacientes com quadro leve ou que precisam de suporte ventilatório estão sendo atendidos no Hospital Estadual (20) Unimed (18), Hospital Municipal (15) e três na UPA 24h.

Decreto prorrogado

Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Bebedouro decretou a prorrogação do decreto municipal que institui regras para funcionamento de atividades econômicas na fase de transição do Plano SP.

O documento assinado pelo prefeito e publicado na sexta-feira (30 de abril), determina: “fica prorrogada no âmbito do município de Bebedouro a fase de transição do Plano São Paulo, com as determinações especificas constantes do decreto municipal de 19 de abril de 2021, cujos efeitos ficam ratificados e prorrogados até 9 de maio de 2021”.

A determinação é que sigam atendendo com limite de 25% de capacidade de clientes, as lojas do comércio e do shopping, bares e restaurantes com funcionamento até 22h e a restrição de circulação está mantida das 22h30 às 5h em Bebedouro.

Atividades suspensas

Uma escola infantil e a Câmara Municipal suspenderam suas atividades temporariamente, após registrarem casos de funcionários infectados com a Covid-19. A Emei Mathilde Rebelatto Piffer, no Res. Centenário, tem dois funcionários com suspeita de contaminação e deixou de atender seus alunos presencialmente desde quinta-feira (29 de abril), aguardando resultados para definir o retorno das atividades.

Já a Câmara Municipal, anunciou também na quinta (29 de abril), que “determinou o afastamento compulsório dos servidores por conta dos casos registrados nos últimos dias envolvendo familiares de vereadores e funcionários, além de casos suspeitos que ainda aguardam confirmação”. A determinação é que os servidores deverão ficar em suas casas, em regime de sobreaviso, à disposição da presidência da Casa para o cumprimento de serviços públicos pontuais, urgentes e inadiáveis. O afastamento segue até 16 de maio.

Neste período, as sessões ordinárias ocorrerão normalmente, seguindo protocolos sanitários e sem presença de público.

Publicado na edição 10.575 de 1º a 7 de maio de 2021.