Com 2 casos no fim de semana, são 63 pacientes com Covid-19

Isolamento em baixa preocupa Prefeitura, que anunciará novas medidas a partir de terça (9).

0
173

Bebedouro soma 63 casos positivos da Covid-19, de acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica, até a tarde desta segunda-feira (8). Dentre os pacientes confirmados com a doença, 47 são de Bebedouro e 16, moradores da microrregião, atendidos em hospitais da cidade.

Os pacientes que receberam diagnóstico negativo para o novo coronavírus subiram para 213, sendo 167 de Bebedouro e 46 da região. Outras 19 pessoas aguardam resultados, 14 bebedourenses e cinco da microrregião, além de 41 pacientes recuperados da doença.

São dois óbitos de bebedourense em hospital da região, sendo o mais recente, notificado em 1º de junho. Ambos eram vítimas de câncer e passavam por tratamento em Barretos, onde contraíram Covid-19 e foram a óbito.

Há três bebedourenses em internações graves, sendo um na UTI da Unimed e dois em Barretos. Bebedouro soma também 10 pacientes em enfermarias, sendo dois em Barretos e os demais em hospitais locais, quatro no Hospital Municipal e quatro na Unimed.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, os pacientes de Bebedouro que estão em Barretos, ainda não receberam resultados de exames, mas estão contabilizados como casos suspeitos em Bebedouro. Eles deram entrada pela UPA 24h, onde os exames foram coletados. Por necessitarem de internação na UTI, foram encaminhados para a cidade vizinha.


Índice de isolamento

O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que o isolamento em Bebedouro não atingiu pontuação adequada no final de semana e a cidade deixa de ocupar o ranking das 20 melhores do estado.

O último levantamento divulgado pela Gazeta, na edição de sábado (6), mostrava que, na quinta-feira (4), o isolamento da cidade ficou em 49%, em 11º lugar no ranking estadual. Na sexta (5), a taxa baixou e seguiu em 49%; no sábado (6), caiu para 46%; e no domingo (7), mesmo tendo aumento para 52%, não esteve entre as melhores.

No final de semana, em Bebedouro, foram vistas pessoas descumprindo as recomendações de isolamento, passeando pela cidade, promovendo aglomerações e deixando de usar máscaras. Em entrevista a RB FM, na manhã de segunda (8), o prefeito Fernando Galvão disse que junto aos departamentos de Saúde e Planejamento, além de forças de segurança, estão sendo estudadas novas medidas para controlar o fluxo de pessoas nas ruas, tendo em vista o feriado prolongado de quinta (11) e ponto facultativo na sexta (12). Segundo Galvão, as novas medidas serão anunciadas na terça (9).