Com clima muito seco, população deve ficar atenta aos desperdícios de água

0
386

Segundo Gilmar Feltrin, diretor do Saaeb, faz 50 dias que não chove em Bebedouro. Devido à estiagem, algumas cidades da região tiveram que adotar o racionamento de água. Bebedouro que também enfrenta o problema, ainda não precisou adotar a medida, “o nosso reservatório tem capacidade para continuar fornecendo água, porém a população também tem que colaborar e parar de ficar desperdiçando água à toa”, aconselha Feltrin que continua, “nos finais de semana, dois rapazes estão fazendo monitoramentos nos bairros para conscientizar a população. Na maioria deles, encontramos pessoas lavando calçadas, a população precisa entender e começar a colaborar conosco. Tem alguns que entendem mas tem outros que acham que por pagar pelo serviço, podem sair desperdiçando”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a umidade relativa do ar está variando entre 72% (pela manhã) e 30% (à noite). Na terça-feira (21), os paulistanos enfrentaram clima mais seco que de deserto, com umidade chegando em 10%, à tarde, o que não ocorria desde 2009. Foi a menor registrada em todo o país. A Defesa Civil decretou estado de emergência.
“Comparando este mês, com o mesmo período do ano passado, choveu muito pouco, em torno de 5 a 7 milímetros, as chuvas do ano passado foram de 50 a 70 milímetros”, informa Feltrin e complementa dizendo que mesmo que não chova nos próximos meses, o reservatório é suficiente e continua com o serviço sem racionar, até outubro, “que é quando devem começar as chuvas de primavera, mas volto a dizer, mesmo que não adotemos o racionamento, a população precisa colaborar não desperdiçando água”. De acordo, com o Clima Tempo, não há previsão de chuvas para os próximos 10 dias em Bebedouro.

 

 

 

Publicado na edição n° 9441, dos dias 24 e 25 de agosto de 2012.