Confira a capa da Gazeta, edição de nº 10452, de 14 a 17 de dezembro de 2019

Índice e densidade larvária da dengue indicam estado de atenção

0
277

Os setores de Vetores e Zoonoses e Vigilância Epidemiológica realizam no sábado (14), o mutirão “Todos contra o mosquito”. A iniciativa da EPTV visa conscientizar moradores sobre a importância de acabar com o mosquito dentro das casas.

A ação será realizada, das 8h às 12h, no setor sul da cidade, escolhido por apresentar mais criadouros do mosquito Aedes e, consequentemente, com equipe maior, será eliminada quantidade significativa de criadouros. Segundo Regina Melanda, cordenadora da pasta, os mutirões apresentam resultados expressivos. “Em um único dia, conseguimos eliminar as larvas dos mosquitos e, consequentemente, as arboviroses,  que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”.

Até o momento, Bebedouro tem 684 casos confirmados de dengue: “este ano, está em circulação o sorotipo 2 da dengue, deixando em estado de alerta. Desde 2016, somente o sorotipo 1 da dengue circulava nas cidades”.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, Bebedouro, Barretos, Colina e Taquaral, compõem a lista das cidades da região em estado de alerta quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em Bebedouro, o índice é de 1,65 foco por residência. Porém, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), aponta que Bebedouro está com índice 2,1 em cuja escala o índice 1 é considerado satisfatório.