Confira a capa da Gazeta, edição de nº 10467, de 29 de fevereiro a 3 de março de 2020

Com casos suspeitos na região, Bebedouro prepara-se para coronavírus

0
500

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo designou o HC (Hospital das Clinicas) de Ribeirão Preto, unidade campus da USP, como referência para o atendimento de casos graves do coronavírus (Covid-19), na região, além do HC de Campinas (Unicamp) e do Hospital de Base de Rio Preto, todos preparados para recepcionar os casos do interior. Os hospitais privados também podem integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade.
O Centro de Vigilância Epidemiológica capacitará mais de 3 mil profissionais da área de saúde ao longo das próximas semanas, em todo Estado; e o Instituto Adolfo Lutz está preparado e possui kits diagnósticos para analisar amostras e realizar contraprovas de laboratórios particulares, se preciso.
Depois do primeiro caso confirmado no Brasil, em São Paulo, na manhã de quarta-feira (26), a Secretaria da Saúde realizou a primeira reunião do centro de contingência do Estado, criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus.
O primeiro caso suspeito na região está em Franca, informado na quarta-feira (26) e o segundo, em Ribeirão Preto.
Barretos é a terceira cidade da região com casos suspeitos da doença.
Com estas notificação de suspeitos de coronavírus na região, a Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou todos os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, em relação ao enfrentamento da nova doença no município.
Em coletiva de imprensa, na tarde de sexta-feira (28), o prefeito Fernando Galvão afirmou “Até às 15h desta sexta-feira (28), não existe nenhum caso suspeito e nem confirmado do novo coronavírus em Bebedouro, porém pode acontecer e para isto, temos que estar preparados”, declarou Galvão.
Na segunda-feira (2 de março), os médicos do Hospital Municipal, da UPA e da Atenção Básica recebem os treinamentos necessários.