Conheça

0
176

Criada desde 1997 pelos próprios pacientes renais, a APPRET é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, fundado para criar possibilidades ao portador de doença renal crônica e/ou transplantados e sua família almejando a conquista da melhor qualidade de vida.
Apesar de muitas pessoas não conhecerem a instituição, ela já existe por mais de 15 anos, sendo reconhecida como utilidade pública municipal e estadual.
Apesar das grandes dificuldades financeiras que sempre atravessou, ela vem tentando sobreviver com muita luta, pois apesar de atender Bebedouro e mais 13 municípios, os mesmos não contribuem com a instituição, dificultando assim desenvolver um trabalho com qualidade e podendo estender o número de sua demanda assistida.
Mensalmente ela atende de 50 a 60 pacientes, faz um trabalho de assistência com doação de frutas, legumes, verduras, medicamentos, leite, iogurte, lanches, fraldas, agendamento com médicos particulares de várias especialidades, dependendo da necessidade apresentada, psicóloga, encaminhamentos jurídicos, pois tem 3 advogados que atendem as necessidades, orientações e encaminhamentos de defesas dos direitos dos assistidos. A maior dificuldade hoje além do financeiro é a reforma do espaço físico onde se encontra as instalações da entidade, isso não permite desenvolver todo cronograma de trabalhos que a Aprret tem para desenvolver.. Em fevereiro de 2012 foi criado o Grupo de Voluntários Amigos do Rim, composto por membros da Maçonaria Aristides Gallo para dar suporte às necessidades da entidade. Na verdade eles já ajudavam a Appret, apenas oficializou o grupo que faz a diferença para Appret ainda estar de portas abertas.
Hoje, a Appret tem representatividade na esfera federal, representada por Edna Santos, que ocupa uma vaga como Conselheira no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADEE, também ocupa um cargo de Diretora executiva na Farbra – Federação das Associações dos Renais do Brasil, que por sua vez também tem sua representatividade como Conselheira nacional da Saúde tendo um canal direto junto ao Ministério da Saúde e o Ministério Público onde vem desenvolvendo muitas políticas Públicas a favor da defesa e direitos dos renais crônicos do Brasil, cargo este ocupado pela Presidente da Federação, Rosângela Santos, que já foi uma paciente renal e hoje é transplantada.
Neste mês a Appret estará participando da reunião do Conade e da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
Algumas atividades da federação na qual a Appret participa: Conselho Nacional de Saúde CNS, coordenadora da Comissão Intersetorial de Patologias do CNS, membro da Comissão de Financiamento do CNS, membro da Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (CSS/ANS), e ainda, representa o CNS na Comissão Gestor Nacional de Atenção às Urgências. Vem trabalhando na formulação de políticas públicas, no que atuando com Conselheira Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).
Vendo todos esses dados a Appret tem muito a contribuir com Bebedouro, pois a mesma pensa no coletivo, em uma mudança geral para garantir a saúde num todo beneficiando a população de Bebedouro e Região.

 

Programação

Altar principal da Matriz de São João Batista.

De apresentações musicais na Igreja Matriz de São João Batista, durante o mês de dezembro. Ontem (sexta), aconteceu evento com o Coral Coopercitrus/ Sicoob-Credicitrus, além da Orquestra Sinfônica de Barretos, e inauguração do “Cenário de Natal”, com presépio, casa do Papai Noel e iluminação da árvore de Natal.
Dia 14 (uma sexta), às 20h, o Coral dos Meninos Cantores de Bebedouro, sob a regência do maestro Américo Donizete Batista.
Já no dia 21 (uma sexta), a apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, do Coral Municipal “Maestro Pedro Pellegrino”, Coral dos Médicos da Unimed e Schola Cantorum da Paróquia de São João Batista, que canta também no dia 24 (uma segunda), às 20h, na solene “Missa do Galo”. A informação parte do pároco – o Padre Marcelo Adriano Cervi.

 

(…)
Leia mais na edição n° 9484, dos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2012.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEmoção a toda prova
Próximo artigoPersona em destaque