Conta de Luz tem bandeira vermelha em agosto

De acordo com os números divulgados, o aumento deve ser equivalente a 5".

0
532

A conta de energia elétrica ficará mais cara, a partir de agosto, com a inserção da bandeira vermelha. A mudança foi definida pela Aneel (Agência de Energia Elétrica), em reunião realizada em 26 de julho.
Segundo a agência, entra em vigor a bandeira vermelha (patamar 1), com custo de R$ 3,00 a cada 100 kwh (quilowatts-hora) consumidos. Trata-se do menor patamar da bandeira vermelha, segundo a Aneel. O fator que determinou o acionamento da bandeira vermelha foi o aumento do custo de geração de energia elétrica, em função da falta de chuvas no Brasil, que obriga a substituir a matriz energética para termoelétrica, mais cara que a hidroelétrica.
Segundo o relatório do PMO (Programa Mensal de Operação) do ONS (Operador Nacional do Sistema), o valor da usina térmica mais cara em operação, a Usina Termelétrica Bahia 1, é de R$ 513,51 megawatts-hora (MWh). Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.

Publicado na edição nº 10160, de 3 e 4 de agosto de 2017.