Continuam em 25 os casos suspeitos de Covid-19 em Bebedouro

Dentre eles, está casal com diagnóstico positivo em laboratórios particulares. Região soma 25 casos positivos da doença.

0
676
Prevenção – Com bombas costais doadas por Coopercitrus e Jacto, na manhã de sexta-feira (27), agentes de endemias pulverizam a UPA, o Hospital Municipal e as ESFs com solução de água e cloro, contra proliferação do Covid-19. (Divulgação)

O prefeito Fernando Galvão informou, na manhã de sexta-feira (27), que Bebedouro continua com 25 casos suspeitos do novo coronavírus. As primeiras notificações aconteceram em 17 de março, de lá para cá, os casos têm crescido paulatinamente, mas nas últimas 24h não houve alteração.
De acordo com Galvão, os 25 pacientes que apresentam sintomas similares ao novo coronavírus, estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e aguardam resultados de exames. Do total, duas mulheres seguem internadas. Uma delas, de 28 anos, está no Hospital Municipal, e uma, de 42 anos, em instituição particular. Ainda deste total, dois casos suspeitos são pacientes de Monte Azul, diagnosticados em unidades de saúde de Bebedouro.
Dois pacientes receberam resultados positivos para Covid-19 em laboratórios particulares de Bebedouro, mas a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a contraprova do Instituto Adolfo Lutz. Trata-se de casal que compõe o grupo de risco: a mulher, 66, esteve em viagem recente a Portugal, chegou a ser internada em hospital particular, mas segue em isolamento domiciliar. Seu marido, 66, segue hospitalizado, também em unidade de saúde particular.

Na região
Analisando o quadro regional, a situação relacionada ao Covid-19 é ainda mais preocupante. Ribeirão Preto soma 160 suspeitos, nove casos confirmados, 18 descartados e uma morte, primeira do interior paulista, de um homem de 36 anos, em tratamento de câncer.
Em São José do Rio Preto são 183 casos suspeitos, sendo nove já confirmados. A cidade confirmou transmissão local do vírus. Jaboticabal, há cerca de 40 km de Bebedouro, contabiliza 58 notificações, sete delas já confirmadas e outras nove descartadas. A cidade vizinha de Barretos tem 52 casos suspeitos de coronavírus, com seis internados. Outros dois casos já foram descartados.
Com 17 pacientes suspeitos e dois descartados, Pitangueiras informou, na sexta-feira (27), que investiga a morte de uma mulher, 69, por suspeita de Covid-19. A vítima havia feito cruzeiro recentemente e estava entre os casos suspeitos.
Já Guariba tem três pacientes em análise e dois descartados da doença, mas também investiga uma morte suspeita. Trata-se de um bebê de cinco meses, morto na quinta-feira (27), em Ribeirão Preto, com suspeita de infecção pelo vírus. O bebê era portador de Síndrome de Down e sofria de problemas cardíacos.
Viradouro registrou três suspeitos da doença e outros 46 seguem monitorados, segundo informações da Prefeitura da cidade. Já Monte Azul possui apenas um caso aguardando análise do Adolfo Lutz.

Saúde particular
Também responsável pelo atendimento de pacientes com sintomas semelhantes aos do Covid-19 em Bebedouro, a Unimed, que possui dois hospitais em Bebedouro, garante possuir estrutura hospitalar para receber os pacientes portadores do vírus, em local específico para triagem e atendimento dos pacientes com síndromes gripais.
“Temos leitos de isolamento para pacientes não graves e Unidade de Terapia Semi-Intensiva convertida especificamente em Unidade de Tratamento de Covid-19. Ainda temos a possibilidade de nos adequarmos, aumentando o número de leitos, conforme a necessidade”, afirma o diretor-presidente da Unimed Bebedouro, Caio Simões, acrescentando que todas as suspeitas diagnosticadas por médicos da Unimed são informadas à Vigilância Epidemiológica, para coleta de exames.

 

Publicado na edição nº 10475, de 28 a 31 de março de 2020.