De acordo com boletim diário da Vigilância Epidemiológica municipal, divulgado nesta sexta-feira (24), Bebedouro saltou de 13 para 18 pacientes positivos do novo coronavírus, em um dia. O número estava estável em 13 desde quinta-feira (16), mas cresceu, após recebimento de resultados de exames que estavam represados.
São 90 pacientes com diagnóstico negativo do vírus, 77% do total de 117 notificações, desde as primeiras coletas realizadas em 17 de março. Ainda de acordo com o boletim, atualizado às 12h de sexta (24), nove suspeitos aguardam resultados de exames.
Dois pacientes estão internados em estado grave no Hospital Unimed, sendo um profissional da área da Saúde. No Hospital Municipal há apenas um internado em enfermaria.
Nesta semana dois pacientes da Unimed receberam alta, sendo uma enfermeira moradora de Viradouro e um caminhoneiro, após 30 dias de internação, sendo 20 dias, na UTI.
“Notícias felizes. Tivemos curas, novos casos descartados e, apesar de aumento de resultados positivos, são quadros leves da doença, que estão em isolamento domiciliar, até que deixem de transmitir o vírus e recebam alta médica”, comemorou o prefeito Fernando Galvão, em seu boletim diário na RB FM.
Isolamento social
Bebedouro mantém-se entre os municípios paulistas com maior índice de isolamento social, segundo o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo de São Paulo, divulgado pelo governador João Dória, em coletivas durante esta semana, com destaque por estar entre os municípios que apresentaram índices acima de 50%.
O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Oi e Tim, e garante 95% de precisão, sem violar a privacidade dos proprietários dos celulares.
Bebedouro que havia alcançado índice de 71% no domingo (19), ultrapassando a meta de 70%, considerada ideal pela Secretaria Estadual de Saúde, sofreu queda na segunda-feira (20), quando passou para 58%, mas na terça (21), feriado de Tiradentes, voltou a subir, aproximando-se do índice ideal, com 67%. Na quarta (22), o índice baixou para 55% e na quinta (23), manteve-se em 55%.
No comparativo com outras seis cidades da região, Bebedouro continua destacando-se. Em Sertãozinho, de segunda a quinta (20 a 23), o índice variou entre 53% e 49%. Em Jaboticabal, passou de 48% na segunda (20), para 45% na quinta (23).
Barretos teve variação do índice nos quatro dias, de 47% para 46%. Já Matão, passou de 46% para 43%. Ribeirão Preto variou de 44% para 41%, no último dia computado pelo levantamento. Já São José do Rio Preto passou de 42% para 41% na quinta (23).
Novas determinações
O prefeito Fernando Galvão assinou na tarde de quarta (22), o decreto 14.088, com novas determinações, como a extensão da quarentena e uso de máscaras, que entrou em vigor no mesmo dia.
O novo decreto prorroga para 10 de maio, as determinações de todos os decretos anteriores, relacionados ao isolamento, educação, saúde, comércio e serviços, seguindo as diretrizes do decreto do Governo do Estado de SP.
A determinação de quarta obriga a população a utilizar máscaras de proteção respiratória, ao transitar em vias públicas, comércio e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos.
“Para flexibilizar o atendimento do comércio, precisamos oferecer outras formas de proteção, por isso, decretamos a obrigatoriedade do uso de máscaras. Nos primeiros dias, até sábado (25), é o prazo de adaptação e orientação, a partir de segunda-feira (27), a fiscalização será mais rigorosa. Podem ser utilizadas máscaras descartáveis ou de tecido. Também podem usar a criatividade e fazê-las com o que tiverem em casa”, disse o prefeito. A Prefeitura adquiriu 10 mil máscaras para doar às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Hospital Regional
Na manhã de quarta (22), o prefeito visitou as obras do Hospital Regional, construído em parceria com o Governo do Estado de SP. Segundo Galvão, através do governo estadual e parcerias público-privadas, as obras estão sendo agilizadas, para que o hospital esteja em funcionamento antes do prazo, anteriormente agendado para o início do segundo semestre deste ano. No primeiro andar, onde será instalada UTI com 20 leitos, de acordo com o prefeito, a estrutura está em fase final, faltando os equipamentos. (Leia entrevista com o prefeito, pág. B2)
Transporte coletivo
Galvão anunciou ainda, a volta gradativa do transporte coletivo, a partir de segunda-feira (27), com frota reduzida e menos linhas atendidas. Todos os usuários devem usar máscaras e a orientação é para que crianças até 14 anos e idosos acima de 60 evitem o transporte coletivo.
“Temos que ir aos poucos. Não dá para liberar tudo de uma vez, para não termos uma explosão de casos. Precisamos manter as medidas para continuar com os números estáveis. Estamos encerrando mais uma semana com conquistas, tentando acertar ao máximo. Não existe perfeição, mas existe dedicação para fazer dar certo”, conclui Galvão.
Desinfecção contra o vírus
Na manhã de sexta (24), em parceria com a Coopercitrus, a Prefeitura realizou a higienização de ruas centrais, com maior fluxo de pessoas, como forma de impedir a transmissão da Covid-19. A ação de desinfecção passou pelas ruas Cel. João Manoel, Brandão Veras, Dr. Oscar Werneck e 15 de Novembro, mas segundo o prefeito, deve estender-se para avenidas principais de bairros e distritos.
Publicado na edição nº 10481, de 25 a 30 de abril de 2020.