Covid-19: Em seis dias, Bebedouro permanece com 13 casos positivos e alcança 67% de isolamento

Prefeito assina novo decreto que regulamenta uso de máscaras e prorroga quarentena. Hospital Regional tem obras agilizadas.

0
531

De acordo com boletim diário da Vigilância Epidemiológica municipal, divulgado nesta quarta-feira (22), Bebedouro segue com 13 pacientes positivos do novo coronavírus, sem nova confirmação desde quinta-feira (17).

São 82 pacientes com diagnóstico negativo do vírus, 78,85% do total de 104 notificações, desde as primeiras coletas realizadas em 17 de março. Ainda de acordo com o boletim, das 13h de quarta (22), apenas nove suspeitos aguardam resultados de exames.

Três pacientes continuam internados em estado grave no Hospital Unimed. No Hospital Municipal ‘Júlia Pinto Caldeira’ há apenas um paciente em enfermaria. Demais pacientes com diagnóstico positivo ou suspeito da Covid-19 seguem em isolamento domiciliar, até que deixem de transmitir o vírus e recebam alta médica.


Hospital Regional

Na manhã de quarta (22), o prefeito visitou as obras do Hospital Regional, construído em parceria com o Governo do Estado de SP. Segundo Galvão, através do governo estadual e parcerias público-privadas, as obras estão sendo agilizadas, para o que hospital esteja em funcionamento antes do prazo, anteriormente agendado para o início do segundo semestre deste ano.

No primeiro andar, onde será instalada UTI, de acordo com o prefeito, a estrutura está em fase final, faltando os equipamentos. “No total, são 144 leitos hospitalares, sendo 20, somente de UTI, indispensáveis não somente durante a pandemia da Covid-19, mas futuramente para atender pacientes enfermos de Bebedouro e toda região”, disse Galvão.


Isolamento social

Bebedouro permanece entre as cidades paulistas com maior índice de isolamento social, segundo o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo de São Paulo, divulgado nesta quarta (22), durante coletiva do governador João Dória.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia móvel Vivo, Claro, Oi e Tim, e garante 95% de precisão, sem violar a privacidade dos proprietários dos celulares.

A cidade que havia alcançado índice de 71% no domingo (19), ultrapassando a meta de 70%, considerada ideal pela Secretaria Estadual de Saúde, sofreu queda na segunda-feira (20), quando passou para 58%, mas na terça (21), feriado de Tiradentes, voltou a subir, aproximando-se do índice ideal, com 67%.

No comparativo com outras seis cidades da região, Bebedouro continua destacando-se. Em Sertãozinho, na segunda e terça-feira (20 e 21), o índice variou entre 53% e 63%. Em Jaboticabal, passou de 48% na segunda (20), para 58% na terça (21).

Barretos teve variação do índice nos dois dias de 47% para 57%. Já Matão passou de 46% para 53%. Ribeirão Preto variou de 44% para 53%, no último dia computado pelo levantamento. Já São José do Rio Preto passou de 42% para 53% no feriado.


Novas determinações

O prefeito Fernando Galvão assinou na tarde de quarta (22), o decreto 14.088, com novas determinações, como a extensão da quarentena e uso de máscaras, que entrou em vigor no mesmo dia.

O novo decreto prorroga para 10 de maio, as determinações de todos os decretos anteriores, relacionados ao isolamento, educação, saúde, comércio e serviços, seguindo as mesmas diretrizes do Governo do Estado de SP.

Aos estabelecimentos de serviços essenciais, determina-se que as medidas de higiene sejam intensificadas, além de recomendar a todos os demais estabelecimentos, que ofereçam gratuitamente produtos de higiene a seus clientes.

O decreto obriga a população a utilizar máscaras de proteção respiratória não profissional, em ambientes de trabalho, principalmente aos que prestam serviço ao público, além de orientar uso de máscaras para todos que transitarem em vias públicas, como forma de evitar a contaminação pela Covid-19.