A Feira estima receber 160 mil visitantes e gerar R$ 2,7 bilhões em negócios.
A abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) contou com a presença do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na segunda-feira (27). As autoridades políticas não discursaram, apenas o presidente da feira e da Federação da Agricultura de São Paulo, Fábio Meirelles abriu o evento.
“O cenário econômico não é favorável a curto prazo. Mas existe espaço para investimento”, diz Meirelles, que estima ser possível chegar ao resultado do ano passado, quando os negócios somaram R$ 2,7 bilhões.
Kátia Abreu falou sobre as perspectivas do Plano Safra, que será anunciado no dia 19 de maio. Ela garantiu que para as linhas de crédito para custeio não haverá redução de recursos.
Um dos destaques foram as demonstrações no campo realizadas em parceria com a Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais, de Bebedouro) – que tem um dos maiores estandes – com mostradores de solo com GPS, sistemas de piloto automático controlados por satélite e veículos aéreos não tripulados. As tecnologias apresentadas no Polo de Precisão permitem fazer o uso racional de insumos, minimizando o impacto ambiental.
Com a estimativa de realizar 300 reuniões entre empresários brasileiros e estrangeiros, a 16ª Rodada Internacional de Negócios começa na terça-feira (28) e conta com compradores da Argélia, Bélgica, Canadá, Egito, Estados Unidos, Filipinas e Tailândia. A iniciativa é uma ação do Programa Brazil Machinery Solutions, fruto de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).
Manifestação – Um grupo de cerca de 80 pessoas do movimento Brasil Limpo empunhou cartazes e gritou palavras de ordem contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), na 22ª Agrishow. Temer foi vaiado e Alckmin aplaudido.
(…)
Leia mais na edição nº 9835, dos dias 28, 29 e 30 de abril e 1° de maio 2015.