O aniversariante da semana, João Marino de Andrade comemora seu dia com os amigos.

Dados científicos comprovam: 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas, segundo estudos do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Bebedouro está indo de casa em casa para combater a dengue, febre amarela, zika e chikungunya, mas a população não está fazendo a sua parte.  A equipe continua na região sul durante esta semana. Cerca de 50% dos portões continuam fechados. Os setores norte, oeste e sul apresentaram 194 focos da doença e dos 16.148 imóveis visitados, apenas 8.065 foram vistoriados.

Curso

O curso de Engenharia Agronômica do Imesb realiza em 11 de junho, o ‘Curso de Drone’, que tem por objetivo demonstrar aos alunos e demais interessados, as potencialidades do uso do drone para topografia aplicada e demais atividades agropecuárias. Serão abordados os seguintes tópicos: Levantamento aerofotogramétrico com revisão de topografia básica; Elaboração do Plano de voo; Voo legal (Legislação Brasileira); Pilotagem Manual e Autônoma e Levantamento Planialtimétrico com prática de campo. O curso acontecerá das 8h às 17h, sendo uma parte no Imesb e uma parte na Fundação Credicitrus Coopercitrus. O curso terá custo de R$ 50. Interessados poderão fazer as inscrições na coordenação de curso, com Rosangela, telefone (17) 3345-9366 ou e-mail: agronomia@imesb.br .

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, renova sua equipe de curadoria e anuncia a contratação de dois novos e jovens curadores: Pollyana Quintela, 30, e Renato Menezes, 32. Estes profissionais são importantíssimos para o momento da instituição que pauta grande parte da sua programação em narrativas mais diversas e inclusivas, em favor de olhar mais crítico que reverbera as questões atuais

Tabagismo

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que o tabagismo é doença crônica e causa outras enfermidades, além de ser responsável por levar à morte 443 brasileiros todos os dias. Embora os óbitos decorrentes do consumo do tabaco sejam evitáveis, ainda há muitos fumantes no país. Não adotar o hábito ou interrompê-lo são as principais formas de prevenir o câncer de pulmão, de cavidade oral, na laringe, na faringe e no esôfago. O cancro de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Perto de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. Já o câncer de boca afeta lábios e demais estruturas, como gengivas, bochechas, palato duro, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo dela.

Vacina

Os pais ou responsáveis por adolescentes de 12 a 17 anos já podem procurar as unidades de saúde. A Prefeitura de Bebedouro iniciou a aplicação da dose de reforço contra Covid-19, desde segunda-feira (30), das 8h às 15h, em todas as UBS. A dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses da 2ª dose.

Campanha do Agasalho

A Prefeitura de Bebedouro, o Fundo Social de Solidariedade e demais parceiros dão continuidade à edição 2022 da Campanha do Agasalho “Roupa boa a gente doa”. A população pode continuar doando peças em boas condições de uso em um dos postos de coleta até 30 de junho. Confira os pontos de coleta: Fundo Social de Solidariedade, Coocresb, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Promoção Social, Supermercados Savegnago, Iquegami, Sesé e Compre Bem, Imesb, Colégio Convívio,  Escola Paideia, Delta, Tebe, e Senac.

Creche

Uma cerimônia emocionante marcou os 138 anos de Bebedouro. Os alunos do berçário enterraram uma cápsula do tempo com objetos utilizados na escola, escolhidos pelas crianças, suas famílias e educadores. A cerimônia aconteceu no prédio em construção da Emeb Antônio Carlos Rocha, no Jardim Pedro Paschoal.  A escola deixou uma carta emocionante contando um pouco do que viveram em 2022.  Professores, pais e funcionários colocaram os objetos na cápsula, que foi enterrada no pátio da futura escola.  A Emeb Antônio Carlos Rocha terá capacidade para acolher 150 crianças de 0 a 3 anos, em período integral e está sendo construída ao lado do prédio atual. O terreno possui quase 6 mil m² e terá 900m² de área construída, quadra coberta, campo gramado, refeitório, fraldário, salas de aula, cozinha, lavanderia e área administrativa.

Marcha

A 5ª Marcha do Orgulho Trans do Estado de São Paulo realiza em 3 de junho, das 19h às 20h30, transmissão online e gratuita do #TransTalks, ao vivo pelo canal de YouTube (canal da SSEXBBOX) e TikTok (orgulhotrans), com a presença internacional da celebrada ativista transgênero indiana, empresária, artista, poeta, atriz e palestrante inspiradora, Kalki Subramaniam e de Pri Bertucci, CEO da [DIVERSITY BBOX]. Iles abordarão questões sobre o orgulho trans internacional, visando promover a criação de pontes entre mundos.

A página Evidências traz momentos especiais.

Ela é linda, Maria Muller Turchetto.

Carmino e Bruna Marchesi levam a filha Liz para conhecer a escola de agronomia onde se conheceram.

Destaque para esse casal que é tudo de bom.

Orgulho do pai, o também médico Marco Aurélio, com o presidente da Unimed Bebedouro, o médico Caio Simões.

 

Gazeta de Bebedouro – Publicado na edição 10.671, Quarta, quinta e sexta-feira, 1º, 2 e 3 de junho de 2022.