Depois de 36 anos, interrupção

0
426
Área substituída – Após mais de 30 anos com aulas práticas no Horto, professor de biologia substitui cenário por propriedade particular. (Gazeta)

O professor José Renato Garcia, após 36 anos, afirma ter deixado de levar seus alunos ao Horto Florestal para aulas práticas. Segundo ele, o local passou a oferecer riscos. “O estado retirou os guardas e pessoas com interesse em roubar e usar drogas tomaram conta do lugar. Não há mais condições de levar as crianças lá. Apesar de ser um lugar maravilhoso, está impossibilitado de visitarmos”, lamenta.

Na manhã de sexta-feira (16), a visita que ocorreria no Horto, aconteceu na Chácara Furquim. A aula prática, com alunos do 6º ano do Colégio Alpha COC, de Viradouro, foi acompanhada pela reportagem. Segundo Garcia, os alunos estão estudando ecologia e meio ambiente, e a visita é a ligação da teoria à prática. “Esta visita aconteceria no Horto, mas sabemos que hoje está destruído, o que é uma pena”, afirma o professor.

“A maioria dos alunos nunca viu um lugar assim, e é legal ter esse contato com a natureza. Levei turmas de alunos por 36 anos ao Horto. Tomara que dê para voltarmos. Minha preocupação maior é esta: agora está chovendo, mas na seca, o risco é também pegar fogo, como já aconteceu antes, e sem ter ninguém para monitorar”, completa Garcia.

(…)

Leia mais na edição nº 10241, de 17, 18 e 19 de março de 2018.