Desfile Cívico 2014 – Resgatar a história da cidade para preservar sua memória

0
884

Já estamos na contagem regressiva para uma das maiores lições de cidadania e amor à nossa querida cidade, carinhosamente chamada de “cidade coração”.
“Bebedouro, nossa cidade, nosso orgulho!”. Esse será o tema central do desfile cívico que promete atrair milhares de pessoas no Sambódromo, para prestigiarem um dos eventos mais importantes e emocionantes da nossa cidade.
Participarão desse momento cívico aproximadamente 2500 pessoas, dentre elas, crianças, adolescente, jovens e adultos de diferentes bairros da cidade, de diferentes classes sociais e etnias e diferentes histórias de vida. Essas pessoas estarão juntas desfilando com um mesmo propósito e espírito de cidadania em comemoração aos 130 anos de existência da cidade de Bebedouro.
Nesse dia, os muros das escolas deixam de existir e o sambódromo se transforma numa imensa sala de aula onde a maior de todas as lições será o sentimento cívico de respeito e amor à nossa cidade. Nem mesmo o melhor e mais conceituado fotógrafo conseguiria registrar com exatidão a emoção estampada nos semblantes e corações palpitantes dessas crianças já na concentração do Sambódromo.
Resgatar a história de Bebedouro é conhecer de perto uma história de crescimento, de conquistas, de desenvolvimento, de diferentes ciclos produtivos, de grandes nomes e tradicionais famílias, de lutas, de interrupções, de desafios, mas sobretudo, de novas perspectivas.
Acredito que se Bebedouro tivesse um outro pseudônimo, além de “cidade coração”, poderia ser também chamada de “cidade da esperança”, pois é assim que devemos vislumbrar as novas possibilidades que gradativamente vem surgindo, apesar do pessimismo de alguns. Aliás, para esses, talvez se o grande líder estadista norte americano Abraham Lincoln estivesse vivo ele iria repetir sua sábia frase: “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar”.
É nessa Terra que muitos de nós nascemos e fomos criados, constituímos nossas famílias e vida profissional e que tanto queremos ver prosperar, que estaremos assistindo a milhares de crianças concentradas em pelotões, carros alegóricos e fanfarras, rendendo suas homenagens a uma cidade que merece o nosso respeito e reconhecimento. Ali serão resgatadas pelas escolas a tradicional e histórica Igreja Matriz de São João Batista, a estação ferroviária, os antigos bailes, as ilustres personalidades, dentre outras.
Não podemos negar a nenhuma dessas crianças esse direito, de sentir-se orgulhosa de fazer parte de uma escola, de um bairro, de um povoado, de uma comunidade, de uma cidade e de uma nação.
O preâmbulo da Declaração dos Direitos da Criança das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve às crianças o melhor e maior de seus esforços. E é nesse sentido que reside o compromisso de todos nós, da sociedade civil e do poder público, em dedicar-se a essa importante tarefa que temos pela frente, lutarmos pelo melhor para nossa cidade, tendo as crianças como nossa maior fonte de inspiração.

(Colaboração de Ana Silvia Bergantini Miguel, Diretora do Departamento Municipal de Educação de Bebedouro, professora e mestre em educação).

(…)

Publicado na edição nº 9682, do dia 23 de abril de 2014.