Desfile Cívico abre comemoração da Independência

Atividades recreativas, feira e encontros de veículos devem atrair público de Bebedouro e região no fim de semana.

0
446
Na palma da mão – Miniaturas de trens, ferrovias e paisagens que contam a história das ferrovias paulistas serão expostas no 15º Encontro de Ferreomodelismo.

No sábado (7), comemora-se 196 anos da Independência do Brasil, com feriado nacional. A Prefeitura Municipal celebra a data com o tradicional desfile cívico e atividades recreativas para toda a família.
Demais grupos e instituições realizam encontros de carros antigos, ferreomodelismo e feira de artesanato, no final de semana, para receber o público de Bebedouro e região.
Repartições públicas estarão fechadas no feriado e a abertura do comércio é facultativa.

Desfile da Independência
A celebração da Independência, na sexta-feira (7), será marcada pelo tradicional Desfile Cívico, defronte ao Paço Municipal, na praça Valêncio de Barros, a partir das 8h, com apresentação de escolas municipais, com danças e fanfarras, e abertura com os atiradores do Tiro de Guerra 02-006, que devem partir da rua Rubião Júnior, posicionando-se defronte à escadaria da Prefeitura.

SBT na Praça
Na sequência, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em parceria com o Saaeb Ambiental (Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) realiza, das 9h às 13h, o evento ‘SBT na Praça’, também na praça Valêncio de Barros.
O objetivo é conscientizar a população a respeito do uso consciente da água, oferecendo serviços como, renegociação de dívida, atualização de cadastros e segunda via de contas, além de assistência social para isenção de aposentados, divulgação do aplicativo do Saaeb e demonstração do projeto ‘Água Viva’. Haverá corte de cabelo gratuito e, para as crianças, pintura facial, brinquedos, pipoca e algodão doce.

Encontro de Ferreomodelismo
Em parceria com a ABF (Associação Bebedourense de Ferreomodelismo), acontece no sábado (7) e domingo (8), o 15º Encontro de Ferreomodelismo, das 9h às 17h. O evento que reúne milhares de visitantes a cada ano será realizado no Museu de Bebedouro, com entrada franca nos dois dias de exposição. Os ferreomodelistas de Bebedouro apresentarão miniaturas de trens e paisagens criativas, que contam um pouco da história da ferrovia na região.

Bebedouro das Artes
Também no sábado (7) e domingo (8), das 10h às 18h, na praça Carlos Gomes, defronte ao Museu, o grupo de artesãos Bebedouro das Artes realiza mais uma edição da feira de artesanato, desta vez, em dois dias, aproveitando o movimento do Museu de Bebedouro. Além da exposição das barracas com diferentes trabalhos manuais, haverá apresentações culturais e food trucks.

Encontro de Fuscas
Realizado pelos “fusqueiros”, acontece o ‘3º Encontro da Família Fusca’, no Sambódromo, das 9h às 16h, no domingo (8). O grupo é formado por proprietários de carros antigos de Bebedouro e região e o evento deve receber veículos dos modelos Fusca, Kombi, Brasília, Variant e outros.
De acordo com os organizadores, a estimativa é que 300 veículos sejam expostos. Para entrada, será recolhida doação de 1 kg de alimento ou taxa simbólica de R$ 10, revertidos para o Hospital Municipal. O evento é apoiado pelo Grupo Esplendor do Carro Antigo.

O que abre e o que fecha
A Prefeitura de Bebedouro informa que no feriado de Independência do Brasil (7), não haverá expediente nas repartições públicas municipais, bem como Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), Sasemb (Serviço Assistencial dos Funcionários e Servidores Municipais de Bebedouro) e Saaeb Ambiental (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro).
Também não haverá cobrança de Zona Azul, nem coleta de lixo domiciliar. O Poupatempo também não realizará atendimentos. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficarão fechadas, porém, serviços essenciais como o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o Hospital Municipal terão funcionamento regular.
O Mercado Municipal Central abrirá no sábado (7) e no domingo (8), das 8h às 12h. Já o Centro Comercial Julien Mutton, o mercado novo, abrirá no sábado (7), das 8h às 12h e no domingo (8), das 8h às 13h.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Bebedouro, a abertura de lojas na manhã do feriado de sábado (7) é facultativa até às 13h. Alguns estabelecimentos varejistas e gastronômicos já confirmaram que estarão em funcionamento.

Publicado na edição de nº 10425, de 7 a 10 de setembro de 2019.