Direção do Recanto São Vicente de Paulo volta atrás

0
363

Congregação Passionista suspendeu temporariamente a transferência de seus idosos para outras instituições e estendeu prazo de fechamento.

A direção do Recanto São Vicente de Paulo suspendeu temporariamente o encerramento de suas atividades até o final deste ano, “com a esperança de que nos próximos três meses poderemos estabelecer o melhor rumo para o Recanto”, diz trecho da nota assinada por Irmã Edilamar da Glória Martins, presidente da entidade.
A nota ressalta que após o pronunciamento das dificuldades, há um ano, a ajuda veio de muitos lugares, “mas o déficit mensal continuou, o que comprometeu as finanças da Congregação, que já não tem de onde tirar recursos. Assim, a Congregação partiu em busca de alguma instituição religiosa ou civil que pudesse assumir o Recanto para sua continuidade. Ultimamente, reunímo-nos com representantes da sociedade, sob mediação de pessoas de bem que nos foram indicadas. Não obstante os esforços, não conseguimos chegar a um denominador comum. Quando a notícia do fechamento do Recanto tornou-se pública, a reação foi forte e não poderia ser diferente. Ao lado, porém, de comentários e posicionamentos sensíveis aos idosos e às Irmãs, houve quem se aproveitasse da situação, fazendo uma leitura parcial da mesma. Nessas horas, misturam-se especulações, fofocas e, naturalmente, interesses políticos. A todas essas pessoas, queremos recordar, com carinho e consciência cristã, que debates em redes sociais e comentários soltos, manchetes sensacionalistas, ajudam bem pouco o problema e não resolvem em nada a situação”, informa.
A empresária Alba Nemer Bergemann diz que a Congregação ainda não procurou o grupo filantrópico, “mas, nos colocamos à disposição para encontrar o melhor caminho para a instituição. Agora, temos um pouco mais de tempo, para ajudar e, quem sabe, conseguir outra instituição que queira assumir o Recanto. Ficamos muito felizes por elas terem repensado e decidido voltar atrás”, diz.

Publicado na edição nº 10022, de 13, 14 e 15 de agosto de 2016.