Heire Montagner

0
1319
As amigas advogadas Renata Correa e Simoni Antunes Peixe Ilário com os filhos Cecília e Bernardo.

Doenças respiratórias

Com a chegada do outono, muitas pessoas começam a sentir os efeitos da estação mais seca do ano. Além de as folhas caírem das árvores e as temperaturas diminuírem, a falta de umidade do ar eleva a incidência de doenças respiratórias como gripe, resfriado, otite, crise de asma, pneumonia e sinusite. A baixa umidade do ar afeta as mucosas das vias respiratórias, deixando-as mais passíveis de irritações. Os sintomas de resfriado e gripe, como febre, tosse, espirros, congestão nasal e dor de garganta, tornam-se mais frequentes em decorrência da mudança climática, mas existem algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir o contágio. Mas, mesmo que nesta época do ano seja mais comum a presença dos sintomas gripais e problemas respiratórios, a automedicação não deve ser considerada. No caso de apresentar quaisquer indícios da doença, é importante procurar por atendimento médico, para que o diagnóstico seja feito e o tratamento iniciado o mais breve possível. Com essas medidas, a probabilidade de reduzir o risco de infecção e manter a saúde respiratória em dia durante o outono é ainda maior.

Sustentabilidade

Desde a sua construção, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, tem uma preocupação constante com a sustentabilidade. Ao longo de seus 21 anos de história, o empreendimento acumula iniciativas exemplares, alcançando resultados expressivos, como a reciclagem de 100% do lixo gerado, atingindo a marca do Aterro Zero no último ano. Para atingir a totalidade de reaproveitamento dos dejetos, o Parque D. Pedro Shopping firmou parcerias com empresas licenciadas para segregação e direcionamento desses materiais. Com isso, além de cumprir a legislação, o shopping gera empregos indiretos nas indústrias e cooperativas e reduz as emissões de carbono na atmosfera. Para além da reciclagem, o Parque D. Pedro Shopping também tem trabalhado para o consumo consciente de água e energia. Desde sua inauguração, o reuso de água é adotado e, atualmente, 100% da água descartada é tratada em uma estação própria, que tem capacidade de tratamento mensal de 22,5 milhões, equivalente a uma população de 2,5 mil habitantes. Dessa água tratada, 90% são utilizadas para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo, bacias sanitárias e torres de resfriamento, utilizadas para refrigeração da água e climatização do empreendimento.

1ª Turma de Cirurgia Robótica

Com o advento das novas tecnologias e a possibilidade de novos aprendizados em técnicas minimamente invasivas, surge também a necessidade de um treinamento unificado ao alcance dos cirurgiões. Por isso, o Ircad América Latina — centro de referência no treinamento de cirurgias invasivas — oferece o curso de certificação em cirurgia e robótica colorretal, ao oferecer capacitação por meio dos conceitos básicos e avançados da cirurgia robótica, a fim de otimizar e facilitar o conhecimento, além de contemplar uma abordagem holística do aprendizado em todos os aspectos. 14 alunos receberam o certificado desta capacitação. A especialização teve como diferencial, além da excelente infraestrutura, o fato de os profissionais poderem operar pacientes do Hospital de Amor, que foram beneficiados com o programa. O curso é voltado para cirurgiões colorretais com experiência em laparoscopia que conheçam os benefícios da cirurgia robótica e queiram impulsionar suas carreiras. Para o aluno e médico cirurgião colorretal, Dr. Luis Claudio Pandini, que possui mais de 30 anos atuando em cirurgia laparoscópica, no Ircad há a oportunidade de treinar com umas das maiores experiências no Brasil e no mundo, pela quantidade de pacientes que são operados no HA diariamente.

Selo Vegano

A Nissin Foods do Brasil anuncia que o Nissin Lámen Legumes já existente no portfólio da marca, recebeu o Selo Vegano – programa de certificação de produtos criado em 2013 e gerenciado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a partir de agora, estará na embalagem do produto. Essa certificação assegura ao consumidor que o produto não usa nenhuma matéria-prima de origem animal – nem em sua composição, nem em seu processo de fabricação, nem no seu desenvolvimento – além de garantir que o produto não é testado em animais (seja durante o processo de desenvolvimento dos seus componentes, ou ao final com o produto acabado).

Com essa conquista, a Nissin passa a ser a primeira marca de macarrão instantâneo a ter um produto certificado com a SVB. Além disso, o produto passa a ter uma nova receita, mas com o mesmo sabor, qualidade e praticidade que o consumidor já está acostumado. Pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, encomendada pela SVB, revela que os adeptos da alimentação vegetariana somam 30 milhões no Brasil (14% da população brasileira). A entidade estima também que, desse total, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população) – aqueles que não consomem nenhum produto que tenha origem ou que foi testado em animais. Já outra pesquisa mais recente, realizada em 2021 pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria antigo Ibope Inteligência aqui no Brasil), constata que em todas as regiões brasileiras, independente da faixa etária, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Oportunidade

Em 2023, o 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) volta a marcar presença no calendário cultural do Estado. O evento, promovido pelo Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, reunirá grupos estudantis e profissionais com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre estudantes e artistas. Estudantes interessados devem seguir as orientações do regulamento disponível no site do Conservatório de Tatuí e podem se inscrever gratuitamente até o dia 3 de maio pelo formulário eletrônico.

Estão aptos a participar grupos de teatro, coletivos teatrais e estudantes de escolas públicas ou particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no estado de São Paulo. Todos os itens dos requisitos para inscrição do regulamento deverão constar na proposta inscrita, visto que a ausência de alguns deles poderá acarretar a desclassificação da mesma. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão designada pela Gerência Artística e Pedagógica de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, envolvendo professores e convidados especialistas na Área de Artes Cênicas. Serão selecionadas até 12 propostas, entre espetáculos, criações em processo (trabalhos não concluídos), experiências em vídeo (peça filme, vídeo teatro etc.) e performances e intervenções artísticas. Todos os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3 mil, incluindo alimentação e estadia por cinco dias. As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo.

Corrida

Estamos nas últimas semanas para a inscrição da Corrida e Caminhada Comexport Graacc, que acontecerá no domingo, 14 de maio, Dia das Mães, a partir das 7h, nas imediações do Parque Ibirapuera.

Os interessados podem acessar o site do Graacc para se inscrever, com todo o valor arrecadado revertido para os tratamentos de crianças e adolescentes com câncer no Hospital. As inscrições serão encerradas no dia 10 de maio. Neste ano, o evento terá uma novidade! A caminhada do bem, que já possibilita a participação de toda família, inclusive as crianças, agora também conta com uma inscrição para quem é inseparável de seu melhor amigo de quatro patas, com direito a bandana para o pet no kit de inscrição.

A jornalista Daiana Garbin e o apresentador Tiago Leifert serão os padrinhos da prova e estarão presentes no dia da corrida.

A página Evidências traz momentos especiais

Luiza Cabrera formada em Economia comemora com sua mãe Lucilene. Parabéns!

Essa família linda, Victoria, Otto e Helena Mahle.

Destaque aos noivos, Carol Borges e Daniel Ferreira.

A aniversariante da semana, Rosivan Soares Sardinha.

 

Publicado na edição nº 10.752, sábado a sexta-feira, 29 de abril a 5 de maio de 2023