Em meio ao aumento de casos de Covid-19, prefeito assinará contrato do Hospital Regional na segunda

De sexta a terça, Bebedouro registra 49 novos casos do vírus e volta aos primeiros lugares do ranking de isolamento do estado.

0
77
Data marcada – O prefeito Fernando Galvão anunciou que na próxima segunda-feira (3 de agosto), será assinado o contrato de gestão do Hospital Regional pelo presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, para que a unidade entre em funcionamento. (Divulgação)

Bebedouro registrou aumento de 49 casos confirmados e um novo óbito pela Covid-19, segundo boletim epidemiológico de terça-feira (28). Os pacientes com diagnóstico positivo eram 340 na sexta (24), passaram para 370 na segunda (27) e subiram ainda mais na terça (28), passando para 389.
O levantamento da Vigilância Epidemiológica informa que, do total de infectados diagnosticados em hospitais locais, 326 são de Bebedouro e 63 são pacientes da região. Dentre os portadores da Covid-19, 272 já estão recuperados (69,9% do total), sendo 220 bebedourenses e 52 moradores da região. Há ainda 99 casos de pacientes que não estão curados do vírus, em monitoramento através do GEI (Grupo Estratégico de Isolamento): 88 de Bebedouro e 11 da região.
Os óbitos subiram para 18, sendo seis vítimas falecidas em hospitais de Bebedouro, uma na capital paulista e outras 11 em Barretos. A morte mais recente, registrada na segunda (27), é de homem, 41, com obesidade e hipertensão.
Há 14 bebedourenses internados em UTI, sete em Bebedouro e sete em hospitais da região; há também cinco pacientes em enfermarias, dentre eles, um em Barretos e quatro em Bebedouro.

Isolamento social
De acordo com o Simi-SP, do Governo de SP, o índice de isolamento de Bebedouro, na sexta (24), marcou 48%, mas subiu para 50% no sábado (25). O destaque, porém, foi no domingo (26), quando a cidade ocupou 1º lugar no ranking dentre as 20 melhores do estado, com 59%. A cidade não alcançava índices tão altos desde o início de maio. Já na segunda (27), com queda de 10 pontos, a taxa passou para 49% e colocou Bebedouro na 4ª colocação do estado.

Contaminação e letalidade
Considerando os casos de Bebedouro e a população de 77,5 mil habitantes, há 5,01 pessoas contaminadas com Covid-19 por cada mil habitantes. Já a taxa de letalidade, que indica a porcentagem de pacientes infectados que faleceram em decorrência da doença, é de 4,62%, levando em conta 18 óbitos e 389 infectados.

Hospital Regional
Para auxiliar no tratamento de pacientes com a doença, o prefeito Fernando Galvão anunciou no início da noite de segunda-feira (27), em redes sociais, que, na próxima segunda (3 de agosto), será assinado em São Paulo, o contrato de gestão com Henrique Prata, da Fundação Pio XII, para colocar em funcionamento o Hospital Regional de Bebedouro, através de parceria com o Governo de São Paulo.
De acordo com Galvão, em entrevista a RB FM, a assinatura será realizada no Palácio dos Bandeirantes e o próximo passo, para o hospital entrar em funcionamento, depende da Fundação e do Governo de SP, mas deve acontecer em breve. “Quem imaginaria que Bebedouro teria um hospital com o padrão de excelência do Hospital de Amor? Muitos tentaram atrapalhar a abertura do hospital, mas ele veio na hora certa, como presente para Bebedouro e região, no momento que mais precisamos”, comemorou o prefeito.

 

Publicado na edição nº 10505, de 29 a 31 de julho de 2020.