Percentual é o maior da região e superior até à media do estado de SP.
Pessoas com 60 anos ou mais representam 16,46% da população bebedourense, conforme aponta a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), através do IMP (Informações dos Municípios Paulistas). O percentual é o maior em comparação com a microrregião administrativa de Barretos, em que as pessoas com mais de 60 anos somam 14,43% em Matão; 15,55% em Barretos; e 16,02% em Jaboticabal. Comparativamente também é superior à média do Estado de São Paulo, que é de 13,6% da população.
E será que a cidade está preparada para o aumento significativo da população idosa? No quesito saúde, nem a rede pública nem a particular disponibilizam a especialidade médica de geriatria para atender esta população. Porém, as Estratégias da Saúde da Família (ESF) possuem o Programa de Saúde do Idoso, que orienta e incentiva a terceira idade, a prevenir doenças e praticar esportes, o que vai de encontro às iniciativas do Depto. Municipal de Esporte, que oferece modalidades adaptadas como vôlei, atletismo e hidroginástica, além das Academias de Saúde no Jardim Tropical e Rassim Dib.
“As rampas de acesso não atendem somente as pessoas com deficiência física, mas os idosos também. Bebedouro é uma cidade que cuida dos seus idosos. A preocupação é ainda maior porque precisamos que eles se sintam bem aqui”, enfatiza o prefeito Fernando Galvão.
(…)
Leia mais na edição nº 10074, de 24 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017.