Escola de Bebedouro recebe certificação da Unesco

0
494

A Emeb Maria Fernanda Lopes Piffer recebeu na última sexta-feira (2), em Curitiba (PR), a certificação de escola associada a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 50 escolas receberam a certificação, sendo 18 do Estado de São Paulo, e a de Bebedouro, única unidade municipal.
Sônia Paro conta que o projeto “Sim à saúde, não à dengue”, foi iniciado na escola em 2014, em parceria com o Depto. de Saúde. “Ficamos em 3º lugar no concurso ‘Construindo a Nação’”, conta a diretora.
Já a ligação com a Unesco, segundo Paro, deu-se através de Myriam Tricate, coordenadora nacional da organização, que soube do projeto por uma revista, e contactou a escola, fazendo o convite, destacando que as únicas formas de conseguir a certificação é por meio de convite ou quando a própria escola inscreve seu projeto. “Repaginamos o projeto, colocamos mais ações que estão sendo realizadas neste ano, e enviamos para a Unesco. Após aprovação, fomos convidados para o recebimento do certificado”, explica Paro, citando que em 2014, o projeto concentrou-se em ações de campo feitas pelos alunos, diante de 74 casos de dengue confirmados na região da escola, uma morte e 90 suspeitos. Segundo Paro, os alunos tornaram-se agentes contra a doença. “Neste ano faremos a distribuição de repelentes naturais”, adianta.
A diretora destaca que na cerimônia de certificação, teve contato com escolas particulares, enfatizando que a estrutura de Bebedouro não fica aquém. “Agradeço à Semeb, na pessoa da Ana Sílvia, e ao prefeito Fernando Galvão, que nos dá apoio para nossas ações. A participação dos pais tem sido muito grande, e contamos com a colaboração do entorno”, afirma.
Após a certificação, a escola prosseguirá com seu currículo, mas também trabalhando à luz das orientações da Unesco.

(…)

Leia mais na edição nº 9899, dos dias de 6 e 7 de outubro de 2015.