Estado anuncia fase de transição de duas semanas, para comércio e serviços

Bebedouro prevê vacinação de idosos de 65 e 66 anos no feriado (21) e 2ª dose de 69 a 71 na segunda-feira (19).

0
89
Data marcada – O Governo de SP anunciou na semana passada, a vacinação de 65 e 66 anos para o feriado de quarta (21). Já nesta semana, foi divulgado cronograma de 60 a 64 anos, até o início de maio. (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Em coletiva de imprensa no início da tarde de sexta-feira (16), o Governo de São Paulo anunciou a criação da fase de transição, com medidas de flexibilização da economia para todo o estado. Já na coletiva de quarta (14), foi anunciado cronograma de vacinação de 60 a 64 anos.

O anúncio foi feito pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que julgou só ser possível flexibilizar o atendimento de alguns setores, devido à redução de internações graves nas últimas semanas em todo o estado: “Nas últimas semanas, os indicadores da saúde apresentaram redução progressiva, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar, o que permitiu o avanço para retomada gradativa e consciente das atividades não essenciais”, destacou Garcia.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, ressaltou que a fase de transição permite dar passos seguros diante da retomada da economia estadual. “É um voto de confiança para os setores do comércio e esperamos ter deles, em duas semanas, respostas positivas”, prospecta.

A nova fase inicia no próximo domingo (18) e está dividida em dois períodos, porém, em ambos está mantida a restrição de circulação a partir das 20h. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização será para o comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento escalonado, das 11h às 19h, e apenas 25% da capacidade de clientes. Também será permitida a realização de cultos religiosos com protocolos de higiene e distanciamento social.

Já no período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes, lanchonetes, casas de sucos, bares que ofereçam alimentação, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. Todos também com ¼ da capacidade. O horário de funcionamento previsto pelo Estado será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

Vacinação continua

Na coletiva de quarta-feira (14), o governador João Dória anunciou a ampliação da campanha de vacinação, finalizando a faixa etária de idosos, com a imunização de 63 e 64 anos em 24 de abril e 60 a 62 até 6 de maio. O novo grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas.

Conforme já havia sido anunciado pelo Estado, na semana passada, na quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, idosos de 65 e 66 anos. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Bebedouro, Thais Teixeira, cerca de 1.540 doses serão recebidas para atender esta faixa etária: “As doses ainda não chegaram, mas a previsão é que estarão disponíveis na segunda-feira (19). Assim como nesta semana, serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca”, afirma Teixeira.

O local e a data da vacinação podem sofrer alterações, segundo a coordenadora: “A Feccib está sendo preparada para atender estes públicos com maior número de pessoas, mas somente no início da próxima semana poderemos precisar se o novo espaço estará apto para a vacinação de 65 e 66 anos. Caso contrário, a imunização se mantém no Sambódromo”, diz Thais Teixeira, acrescentando que os GVEs do Estado (Grupos de Vigilância Epidemiológica) aguardam posicionamento sobre a possibilidade de adiantar a vacinação de quarta (21), para terça (20). Em todo caso, é obrigatória a apresentação do formulário de vacinação preenchido e que deve ser retirado nas unidades de saúde.

A Prefeitura de Bebedouro organizou calendário também para aplicação da 2ª dose em idosos de 69, 70 e 71 anos, em sistema drive-thru no Sambódromo, na segunda-feira (19). O grupo foi escalonado em horários distintos, para evitar aglomerações de veículos e agilizar as filas. Das 7h30 às 9h, vacinam-se os idosos de 71 anos; das 9h às 10h30, idosos de 70 anos; e das 10h30 às 12h, o público de 69 anos.

A coordenadora da pasta destaca que é importante conferir a data da 2ª dose na carteirinha de vacinação Covid (verde e branca) e também é obrigatório apresentá-la no momento da imunização.

‘Vacinador voluntário’

A Prefeitura lançou nesta semana a campanha ‘Seja um vacinador voluntário’. A iniciativa é encabeçada pelo próprio prefeito e tem por objetivo convidar profissionais da área da saúde para auxiliarem na campanha de vacinação de forma voluntária, diante do crescente aumento do público a cada nova faixa etária. Foi disponibilizado o telefone de contato via WhatsApp (17) 3344-8180, para cadastro destes profissionais.

Publicado na edição 10.571 de 17 a 20 de abril de 2021.