Estatísticas criminais de maio não apontam melhorias

0
252

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) divulgou, no seu sítio na internet, as estatísticas criminais referentes ao mês de maio deste ano para todo o estado e nossa reportagem fez o comparativo entre Bebedouro e 3 cidades da região: Sertãozinho, Barretos e Jaboticabal.
No mês de maio, foram 350 ocorrências registradas nas delegacias de Barretos, 223 nas de Sertãozinho, 202 em Jaboticabal e 181 em Bebedouro.
Quando o período pesquisado engloba os 5 primeiros meses do ano (janeiro a maio) de 2017, nossa cidade não fica em primeiro lugar, entre as 4, em nenhuma das 21 modalidades de ocorrências registradas pelas delegacias, porém ficamos em segundo lugar em 7 delas: homicídio doloso, número de vítimas em homicídio doloso, lesão corporal dolosa, lesão corporal culposa por acidente de trânsito, lesão corporal culposa, estupro e estupro de vulnerável. A cidade de Barretos é a que possui maior número de primeiras posições (7) e Sertãozinho fica com 5. Jaboticabal também não tem nenhuma primeira posição e apenas 4 segundas, porém chama a atenção o fato de que todos os casos de estupro (5) ocorridos naquela cidade desde o começo do ano, foram de vulneráveis. Neste grave crime, Barretos reina absoluta, pois dos 21 casos registrados, 15 são de menores de 14 anos. Em Bebedouro, dos 9 casos registrados, 6 são de vulneráveis, mas não houve nenhum caso registrado em maio.
No comparativo entre maio e abril deste ano, Barretos e Sertãozinho tiveram aumento no número de registros em 8 tipos de ocorrências. Em Jaboticabal foram 7 e Bebedouro,6. Nossa cidade não ocupa nenhum primeiro lugar em aumento porcentual entre os dois últimos meses.
Nas 4 cidades houve aumento significativo no número de homicídios culposos por acidente de trânsito neste período: 300% em Barretos, 200% em Sertãozinho e Jaboticabal e 100% em Bebedouro. Já o roubo de veículos explodiu em Barretos com 6 casos registrados em maio e apenas 1 em abril, um aumento de 500%. Em Sertãozinho ocorreu um aumento de 50%, com 3 veículos roubados, e Bebedouro contabilizou 4 roubos (+100%). Destaque positivo ficou com Jaboticabal sem nenhum veículo roubado e diminuição de 28% no número de veículos furtados. Sertãozinho é a cidade onde ocorre o maior número de furtos de veículos, tanto em números absolutos quanto porcentuais. No ano já ocorreram 123 furtos, sendo 35 só em maio, um aumento de 59% se comparado a abril.
Sob o registro “outros furtos”, só em Bebedouro houve diminuição dos casos registrados (-26,3%). Em Barretos aconteceu aumento de 16%, Jaboticabal +18% e Sertãozinho +2%. Já as lesões corporais culposas por acidente de trânsito tiveram diminuição nos registros em Sertãozinho (-43%), Bebedouro (-12%) e Jaboticabal (-2%). Em Barretos o número de registros ficou estável, com 48 casos nos dois últimos meses.

Publicado na edição nº 10148, de 6 e 7 de julho de 2017.