
Como parte do compromisso da Academia Latina da Gravação™ de evoluir junto ao mutante cenário musical, e de melhor atender afiliados, que são os criadores e profissionais da música, a organização anuncia a criação de novas categorias, incluindo uma dedicada à Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, bem como uma nova área e alterações no Processo de Premiação do Latin GRAMMY®. A premiação de 2023 do Latin GRAMMY® será realizada em novembro.
Ibirapuera
O Parque Ibirapuera apresenta sua nova agenda semanal com eventos. No período, o espaço contará com apresentações no Planetário, incluindo uma sessão gratuita em homenagem ao Mês da Mulher, a exposição “Retrospectiva: Seis anos de Japan House São Paulo”, localizada no Pavilhão Japonês, um curso oferecido pelo Museu Afro Brasil, além de atividades realizadas pelo MAM, como a oficina “Ser Colo de Quem é Colo” e o espetáculo musical “Uma Luiza: 10 anos de cantorias”. Vale ressaltar que o Parque conta com funcionamento diário, das 5h à 0h. Para fechar o Mês da Mulher, o Planetário Ibirapuera realizará a sessão gratuita. O espetáculo “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez” também foi programado no Planetário no sábado (25) e no domingo (26). Na ocasião, os visitantes puderam conferir o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade.
Coca Cola
A Coca-Cola marcou presença em mais uma edição do Lollapalooza Brasil, , apresentando uma estrutura no centro do festival, promovendo experiências inéditas entre o público, música e tecnologia. A ativação reforça a filosofia global da marca, A Magia Acontece, quis transformar o momento de cada visitante em algo mágico e único. O festival aconteceu no ultimo fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e recebeu mais de 100 mil pessoas por dia de evento. O espaço da marca levou o conceito do “Coke Studio”, em 600m2, sendo ponto de encontro durante o festival, com capacidade para 400 pessoas e diversos ambientes conectados com os passion points da Geração Z. Nos três dias de festival, a Coca-Cola buscou levar experiências imersivas para o público com música, cabines de foto e uma área especial para dar um up no visual. Um espaço perfeito para produção de conteúdo e interação entre o público, a marca tem focado sua atuação nos jovens, que transitam entre os diversos estilos musicais.
Livro
Novas linhas com inscrições abertas do calendário 2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade Editais. Serão investidos neste ano, cerca de R$ 100 milhões, nas 45 linhas distintas. O 2º Bloco incluiu Circo, Artes Visuais, Música Clássica, Erudita Contemporânea, Popular Instrumental e ópera, e Música Popular com valor de R$ 18 milhões. Haverá também, junto ao segundo bloco de lançamentos, o Edital do Convênio da Política Cultura Viva, de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, com valor aproximado de R$ 1,3 milhão. A abertura das inscrições teve início no dia 17 de março, para o 1º bloco que incluiu teatro, dança e público infanto-juvenil com valor total de R$ 18 milhões; no 3º Bloco, as inscrições abriram em 22 de março, voltado para Literatura e Audiovisual com valor de R$ 19,5 milhões. Já no 4º Bloco, que abriu no dia 24 de março, estão inseridos os Museus e Acervos, Patrimônio Histórico e Cultural, Cidadania Cultural, Eventos Culturais e Espaços Culturais com valor de R$ 26 milhões; Por fim, no dia 27 de março, está o 5º Bloco, com Artistas Iniciantes, Formação em Arte e Cultura, Pesquisa e Publicação com R$ 7,8 milhões. O ProAC Editais tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos culturais nos mais diversos segmentos, como: Circo, Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, entre outros.
Música
A Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil, apresenta o seu relatório anual sobre o mercado fonográfico brasileiro, que registra crescimento pelo sexto ano consecutivo. Em 2022, o setor arrecadou R$ 2,526 bilhões (US$ 489 milhões), um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, o Brasil subiu duas posições no ranking geral da IFPI e agora ocupa o 9º lugar mundial na indústria de música. Os dados brasileiros integram o relatório anual do IFPI, entidade global responsável pela coleta e gestão de dados da indústria fonográfica mundial, lançado em 21 de março. O levantamento internacional aponta que a indústria do mercado global de música gravada cresceu 9% em 2022, impulsionado pelo crescimento do streaming por assinatura paga. Os números divulgados pelo Relatório Global de Música da IFPI mostram que as receitas comerciais totais para 2022 foram de US$ 26,2 bilhões. As receitas de streaming de áudio por assinatura no mundo aumentaram 10,3%, para US$ 12,7 bilhões, através de 589 milhões de usuários de contas de assinatura pagas, ao final de 2022. O streaming total (incluindo assinatura paga e suporte de publicidade) cresceu 11,5%, atingindo US$ 17,5 bilhões, ou 67% do total das receitas globais de música gravada. O relatório completo do IFPI está disponível no site da entidade.
Expo
A Expo Favela Innovation São Paulo 2023 é a maior feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto da América Latina, em São Paulo. O evento contou com desfiles de moda com modelos do projeto Beleza Zona Sul, algumas agenciadas pelas agências Max Fama e Models Black, agência que foi criada para dar mais visibilidade a talentos pretos. A Expo Favela é uma grande feira de negócios que tem o objetivo de promover a visibilidade de empreendedores e startups, além de ampliação do networking e oportunidades de parcerias com empreendedores e entusiastas para captação de investimento, expansão e novas oportunidades para o desenvolvimento dos empreendimentos.
Prime
O Prime Video anuncia o início das filmagens do longa-metragem Original Amazon O Primeiro Natal do Mundo. Estrelado por Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Fabiana Karla, dirigido por Susana Garcia e Gigi Soares e produzido pela Camisa Listrada, o filme será gravado no Rio de Janeiro. No enredo, a família Pinheiro Lima – formada por Pepê, um professor de história viúvo, pai de duas meninas e sua nova esposa, Tina, uma chefe de cozinha divorciada, mãe de dois filhos – tem uma véspera de Natal caótica, em que o desejo de uma das crianças de que o Natal desapareça se realiza. Em um mundo sem essa festividade, as pessoas perdem muitos dos prazeres da vida, além da capacidade de valorizar a união, perdoar e recomeçar. A família embarca numa jornada para recriar o feriado, seu espírito e suas tradições em um mundo em que ninguém ouviu falar do Natal.
A página Evidências traz momentos especiais
Publicado na edição 10.745 de quarta, quinta e sexta-feira, 29, 30 e 31 de março de 2023