
Sabemos que Segurança Pública é um conjunto de órgãos, setores, pessoas e instituições vocacionadas e que devem caminhar juntos pelo bem da sociedade. Não há espaço para desavenças, divergências ou desentendimentos. Afinal, quando um cidadão precisa de ajuda, ele não quer saber qual a cor da farda que vai chegar primeiro para lhe socorrer.
É clichê, mas “a união faz a força” quando se trata de segurança pública, também.
Em Bebedouro, a união das forças de segurança tem feito a diferença no combate ao crime e na manutenção da ordem e da paz.
No Natal de 2023, após intensa ação preventiva desencadeada no mês de dezembro, vândalos não conseguiram realizar o chamado “bololo”, quando um grupo enorme de motoqueiros saíam pela cidade na madrugada causando baderna, dano a patrimônio público e privado, além de provocar pânico em crianças, idosos, pessoas com autismo e animais.
A Secretaria de Segurança do município recebe inúmeros pedidos para se combater as badernas que veículos barulhentos fazem por toda cidade, em especial motos que tiram a paz de todos. E assim estamos fazendo, de forma unida com as demais forças.
Outra demonstração de união foi no Réveillon, quando após uma atitude irresponsável de um criminoso ao disparar para o alto, em plena avenida lotada de pessoas em comemoração pela chegada do ano novo, poderia ter ocasionado uma tragédia, mas foi rapidamente inibida graças a ação das forças de segurança que trabalham de forma coordenada. No caso em comento, após efetuar os disparos e a informação chegar até o SIS, imediatamente já se tinha imagens e descrição do sujeito, cujas informações foram repassadas às equipes da GCM e P, que rapidamente agiram e prenderam o criminoso. Fruto de união das forças de segurança.
Além disso, quando ouvimos falar que as coisas estão mudando, no mundo do crime também ocorrem mudanças com novos golpes, novas táticas, o que exige também novos métodos de combate ao crime pelas forças de segurança.
Estes novos métodos de combate ao crime passam não só por investimentos em tecnologia, viaturas, armamentos, como estão sendo feitos na cidade de Bebedouro, mas, sobretudo, com troca de informações e atuação dinâmica de todos os setores que compõem a segurança pública de uma cidade.
Esta união no combate ao crime está se refletindo de forma significativa na cidade, onde as pessoas se sentem mais seguras, proporciona respostas rápidas e garante o esclarecimento de diversos crimes.
Em Bebedouro o crime não compensa, pois a segurança está unida.
(Colaboração de Rogério Valverde, advogado, secretário de Segurança de Bebedouro).
Publicado na edição 10.814, de sábado a terça-feira, 20 a 23 de janeiro de 2024