
A 23ª Entrega Anual do Latin Grammy contará com a maior delegação brasileira presente em Las Vegas de todas as edições até hoje. O evento terá Anitta co-apresentando o Telecast, a cantora fará homenagem especial a Gal Costa. Ainda durante o Telecast, Luisa Sonsa e Ludmilla anunciarão a participação de artistas e números musicais. A transmissão da cerimônia terá ainda exibição de vídeos gravados por Marisa Monte e Roberto Carlos, este homengeando o artista mexicano Marco Antônio Solís, vencedor do prêmio de Person of The Year. Marina Sena, Lauana Prado e Mahumundi apresentarão trechos da Premiere; e Giullia B e Aloysio Reis apresentarão o Lifetime Achievement, que premiará Rita Lee pelo conjunto de sua obra. Lucinha Araújo também estará presente na plateia do Latin Grammy paraprestigiar o cantor Jão, indicado nas categorias “Melhor álbum pop contemporâneo brasileiro” e “Melhor canção”, a quem tem enorme carinho por sua devoção a Cazuza.
Copa
Acompanhada mundialmente e considerada febre nacional, a Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar. Já pensando nas estratégias que englobam o campeonato, que terá início em novembro deste ano, a Galunion, consultoria especializada no mercado de Food Service, levantou esta questão na última semana de agosto de 2022, por meio de seu call center. Como resultado, foi possível observar que 58% das representantes de redes que atuam no setor estão com planos de lançar produtos focados no evento. Em setembro deste ano, produziram a sexta edição da pesquisa com consumidores, que trazem dados evidenciando a questão, já que 64% dos entrevistados disseram que, neste momento, o principal motivo para saírem e irem se alimentar fora de casa é para encontro com amigos e familiares. O segundo item de motivação são os pratos e menus novos e inovadores ou que não podem ser reproduzidos em casa, que aparece na pesquisa como a preferência de 44%. A pesquisa de operadores revela que muitos negócios estão pensando de forma antecipada neste evento, pois quase 60% dos ouvidos estavam planejando ter novos pratos e novidades justamente para este período, o que reforça a positividade com relação à Copa do Mundo.
Top
Em setembro, a Cachaça 51, produzida pela Cia. Müller de Bebidas, celebrou o Mês da Cachaça. E, para presentear seus apreciadores e mestres cachaceiros e cachaceiras de todo o Brasil, a cachaça Top of Mind 2022 lança seu livro com 51 receitas de pratos e drinks que levam a bebida como ingrediente principal. O livro intitulado Por Trás da Boa Ideia chega para fechar com chave de ouro a campanha em comemoração ao mês da cachaça, enaltecendo a bebida tipicamente brasileira, mostrando a versatilidade do seu consumo e reforçando que a Cachaça 51 é Uma Boa Ideia em long drinks, taças, frigideiras e até panelas de pressão. O lançamento contou com a participação especial de dois embaixadores da marca: o renomado chef de cozinha Batista, que participa na curadoria de 30 receitas de pratos, indo de entradas a sobremesas, e Leandro Santos, o Mussum Alive, rei do balcão, responsável pela elaboração de 21 receitas de drinks exclusivos para o livro.
Seminário
O II Seminário sobre Cannabis medicinal do centro-oeste paulista vai abordar o tema “Ciência, Políticas Públicas e direitos humanos” nos dias 25 e 26 de novembro (sexta e sábado) em Marília, na Unimar. A região do Centro-Oeste Paulista traz no seu DNA uma relação com a Cannabis Medicinal, que começou em 2015, com a ação do Ministério Público Federal contra o Estado, para o fornecimento de canabidiol para crianças de Marília e região. O Seminário tem como principal propósito, o de ajudar pacientes e famílias a usufruir dos benefícios da Cannabis Medicinal focados no bem-estar e qualidade de vida. O evento, que é presencial e gratuito, quer difundir as informações e o conhecimento sobre a planta. Trata-se de um evento gratuito e aberto ao público, que tem o compromisso de proporcionar acesso a informação e conhecimento quanto às aplicações terapêuticas da Cannabis medicinal e seu status regulatório, propiciando amplo debate com pesquisadores e profissionais de referência em saúde e ciência.
Mulheres
A icônica e premiada imagem intitulada As mulheres de X’oyep tem sua trajetória mapeada pelo historiador Alberto del Castillo Troncoso que apresenta no livro “As mulheres de X’oyep: fotografia e memória”, publicado pela FGV Editora, as condições da produção, a busca documental empreendida pelo fotógrafo Pedro Valtierra e seu trabalho de edição nesta imagem. No dia 22 de dezembro de 1997, no município de San Pedro Chenalhó, no estado de Chiapas, no México, um grupo de 60 paramilitares disparou, com armas de uso exclusivo do Exército, contra homens, mulheres e crianças integrantes de uma organização pacífica, simpatizante do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que rezava dentro de uma pequena igreja no povoado de Acteal. O hediondo resultado foram 45 pessoas mortas, todas indígenas da etnia tsotsil. No turbilhão do confronto, Valtierra captou o instante em que duas delas investem contra um dos militares. A expressão de susto de um lado, o destemor do outro, a desproporção de forças e estaturas (em que o fuzil calibre 7.62 mm portado pelo homem é apenas um pouco maior do que os corpos femininos) conferem expressiva carga estética e simbólica à foto. A versão em português, publicada pela FGV Editora, conta com a tradução de Pablo F. de A. Porfirio e prefácio de Regina Beatriz Guimarães Neto e Antonio Torres Montenegro. A obra ainda apresenta variedade de fotografias de arquivo e de outros fotógrafos, além de Valtierra, que representam os momentos descritos pelo autor.
TikTok
Parceria entre Mega Model e Simple Organic, o Mega Challenge, projeto inovador totalmente realizado dentro do TikTok, chega à sua etapa final para escolha da nova “Mega Personalidade do Brasil”. Entre os dias 11 e 15 de novembro a modelo Maria Klaumann, apresentou na plataforma, o último desafio para premiar as três melhores e dará para a grande vencedora 50 mil em barras de ouro e um convite para ser agenciada pela Mega Model.
Após passar por 4 etapas, as 10 finalistas criaram um conteúdo com a temática “Editorial de moda criativo e estiloso, com elementos do dia a dia”. Este será o challenge que elegerá as três melhores, escolhidas por meio de votação online, disputando a preferência do público do TikTok. As vencedoras seriam conhecidas em 18 de novembro. Entre as 10 classificadas há cinco representantes paulistas: Duda Menegheti e Isabella G. Person, da capital, Evelin, de Piracicaba, Emily, de Santo André e Duda Vidal, da cidade de Conchal, interior de São Paulo. Pamela Oliveira é a representante de Minas Gerais ainda na disputa. Do Rio de Janeiro vêm Barbara Pinheiro e Larissa Martins, e de Florianópolis, outras duas concorrentes, Veronica Priscila da Silva e Luiza Greuel. A última na disputa é Yara Deckner, de Campo Grande.
Três dessas 10 finalistas serão premiadas da seguinte forma: 1º lugar R$ 50 mil em barras de ouro + convite para ser agenciada pela Mega Model, 2º lugar R$ 20 mil em barras de ouro, e 3º lugar R$ 10 mil em barras de ouro.
O evento online que tem como objetivo recriar digitalmente o universo dos grandes concursos de modelos, tendo atingido mais de 285 milhões de visualizações no período de classificação.
A página Evidências traz momentos especiais!

Publicado na edição 10.715, de sábado a terça-feira, 19 a 22 de novembro de 2022.