Hospital de Barretos inaugura centro inédito de pesquisa molecular

Local vai concentrar estudos sobre padrões genéticos e de comportamento para prevenir doenças oncológicas. Atividades começam"em abril.

0
892
Centro de Pesquisa – Abrigará o maior banco de amostras de tumores da América Latina, que, atualmente, reúne cerca de 180 mil amostras com capacidade para duplicar o seu acervo. (Divulgação/Hospital de Câncer de Barretos)

Com investimento de R$ 13,5 milhões, o Hospital de Câncer de Barretos inaugurou na sexta-feira (24), Centro de Pesquisa Molecular, voltado para a prevenção do câncer, cujo objetivo é associar padrões genéticos e de comportamento a doenças oncológicas. A cerimônia de inauguração também marcou a comemoração dos 55 anos de fundação do Hospital.
O diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do HC de Barretos, Rui Manuel Reis, ressalta tratar-se do único centro de pesquisa do Brasil focado na prevenção do câncer, com ênfase em câncer ocupacional, que surge da exposição por muitos anos a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho, dentre eles, os que guardam maior relevância para os casos de câncer ocupacional no Brasil são: tabagismo passivo, agrotóxicos (pesticidas, defensivos agrícolas etc.), amianto, sílica, radiação ionizante, radiação solar e benzeno.

(…)

Leia mais na edição nº 10109, de 28 e 29 de março de 2017.