

Três incêndios de grandes proporções atingiram propriedades rurais na região de Bebedouro, na tarde desta quarta-feira (8). A fumaça causou interdição de rodovias, cobriu o céu e fez com que a umidade do ar entrasse para a faixa vermelha, apresentando riscos à saúde.
Por volta do meio dia, incêndio em canavial ocasionou interdição completa de trecho da Rodovia Comendador Pedro Monteleone, que liga Bebedouro a Pirangi. De acordo com a Artesp, o fogo começou no km 182.
A fumaça encobriu a pista, impossibilitando a visibilidade de motoristas. A concessionária responsável pela via esteve no local, auxiliando no combate ao fogo. Até o momento da postagem desta matéria, as chamas não haviam sido contidas.
Já no povoado de Areias o fogo consumiu, aproximadamente, nove alqueires, de acordo com a Defesa Civil de Bebedouro, que trabalhou na contenção do incêndio. De acordo com o coordenador Luís Antônio Luciano, as chamas partiram de um barracão. Não foram registradas vítimas, apenas danos materiais aos produtores rurais.
No distrito de Andes, um incêndio que também começou em um canavial atingiu área de preservação ambiental. De acordo com Corpo de Bombeiros de Bebedouro, não há vítimas. Às 19:35, o atendimento à ocorrência seguia em andamento.
Tempo em Bebedouro
No feriado de 7 de setembro, Bebedouro registrou a temperatura mais alta do ano, com termômetros marcando 40,3 ºC, e umidade relativa do ar em 9%.
Na tarde desta quarta, os termômetros da Defesa Civil registraram temperatura de 39,2 ºC, por volta das 14h30. No mesmo horário, a umidade relativa do ar atingiu alerta vermelha: 10%. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia, este clima oferece risco à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça, e possibilidade de incêndios.
As recomendações do instituto são ingestão frequente de líquido – evitando os diuréticos, como café e álcool -, não realizar atividades físicas e exposição ao sol, hidratar a pele e umidificar ambientes fechados.
Atualização da pandemia
Neste fim de semana prolongado, Bebedouro registrou oito novos casos de Covid-19 e uma morte em decorrência da doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (8). Desde o começo da pandemia, já são 12.126 infectados e 334 mortes na cidade.
A ocupação de leitos de UTI no Hospital Estadual está em 45%, com nove pacientes graves. Na enfermaria são oito (40%). Na rede privada, a ocupação da UTI está em 9,09%, com um paciente grave. Na enfermaria são dois internados (9,09%).