A semana começou no estado de São Paulo com fortes chuvas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos fortes de 60 km/h a 100km/h. Além disso, o Inmet ainda informa que há risco de transtornos como queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, trovoadas e alagamentos.
A previsão para Bebedouro é de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas isoladas, mínima de 17°C e máxima de 29°C até sexta-feira (16).
Além da presença do La Niña no pacífico equatorial, as chuvas também sofrem interferência de um corredor de umidade, presente entre a região norte até o sul da Bahia. Além disso, o país também sofre os efeitos do calor e a Alta da Bolívia.
A Alta da Bolívia é um sistema da primavera/verão da América do Sul, conhecido também pelo nome de monção. Este fenômeno se refere à mudança sazonal da direção dos ventos entre continente e oceano. Por fim, a Zona de Convergência Intertropical próxima ao Amapá, também é responsável por provocar chuvas no leste e norte do país.
Publicado na edição 10.721– Quarta, quinta e sexta-feira, 14, 15 e 16 de dezembro de 2022.