Luteria : curso novo para uma profissão antiga

0
537

Formação voltada para a construção e manutenção de instrumentos musicais feitos em madeira, carece de profissionais qualificados.

O Indicador desta semana tem como tema o Curso Superior de Tecnologia em Luteria, que diz respeito à construção e manutenção de instrumentos musicais construídos em madeira, artesanalmente. O termo refere-se à palavra francesa luth (liuto em italiano), por isso os construtores de luth (alaúde) eram chamados de luthiers. Com a evolução dos instrumentos, os luthiers passaram também a construir violões, violinos, violas e, mais recentemente, guitarras e baixos elétricos. O curso, implantado em 2009, é oferecido somente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), para suprir a demanda existente há décadas, por construtores de instrumentos musicais, em todos os níveis. Apesar de ser um curso novo, a profissão de luthier já é bastante antiga. O curso apenas democratiza o acesso a esse tipo de informação.

(…)

Projeto Guri abre inscrições para 2014

O Projeto Guri, parceria entre Estado e Prefeitura, atua há 8 anos na cidade; está com inscrições abertas, mas vagas são limitadas. Os cursos, oferecidos gratuitamente, são de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, eufônio, clarinete, saxofone, flauta transversal, percussão e bateria.

(…)

Leia mais na edição nº 9662, dos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2014.